Matemática
Veja as possibilidades dos times que lutam por título e Libertadores.
São Paulo
O único que pode ser campeão hoje. Para isso, precisa derrotar o Goiás e contar com: derrota do Flamengo para o Corinthians, empate ou derrota de Inter e Palmeiras.
Flamengo
Se vencer o Corinthians, assume a liderança em caso de derrota ou empate do São Paulo.
Internacional
Se vencer o Sport, segue com chances matemáticas. Para tornar essa possibilidade mais real, precisa que São Paulo e Flamengo não vençam.
Palmeiras
Enfrenta o Atlético-MG na mesma situação que o Inter. Tem de ganhar e secar tricolores e rubro-negros.
Atlético-MG
Com chances remotas de título, concentra-se na Libertadores. Se vencer o Palmeiras, retorna ao G4.
Cruzeiro
Recebe o Coritiba precisando vencer para seguir com chance de Libertadores. Só entra no G4 hoje se o Galo vencer o Palmeiras e ainda precisa descontar três gols de saldo.
Quatro times na briga pelo título, outros dois na disputa pelas vagas na Libertadores. O Campeonato Brasileiro mais equilibrado desde a adoção dos pontos corridos, em 2003, chega à penúltima rodada com as suas posições mais nobres ainda sem dono. Imprevisibilidade que deve chegar à jornada final, no próximo fim de semana. Embora possível matematicamente, a definição antecipada do campeão ou dos quatro clubes que se juntarão ao Corinthians no torneio continental é remota. Para aumentar a tensão, todos os jogos serão às 17 horas.O único time com chance de dar volta olímpica hoje é o São Paulo. Feito que passa não apenas pela vitória sobre o Goiás, no Serra Dourada, como também por tropeços de Flamengo, Internacional e Palmeiras. Assim, ninguém no clube paulista fala na conquista antecipada do heptacampeonato, mas sim em fazer sua parte para chegar à rodada final dependendo apenas de si."Há possibilidade matemática, mas o futebol mostra que não há campeão neste fim de semana. E ainda temos que nos cuidar para não ir a uma repescagem de Libertadores. Se perder a liderança, perde o título", resumiu o goleiro e capitão Rogério Ceni.
O Tricolor paulista não contará com os atacantes Dagoberto e Borges, que tiveram mantidas a pena pela expulsão contra o Grêmio.
O mais próximo perseguidor dos são-paulinos é o Flamengo. Semana passada, o clube carioca desperdiçou a chance de assumir a liderança ao empatar com o Goiás em casa. Hoje, precisará vencer o Corinthians em Campinas e secar os paulistas. Para fazer sua parte, não contará com Adriano, vetado por causa de uma queimadura no pé esquerdo. A ausência do Imperador adia mais uma vez o esperado duelo com Ronaldo, que deixaria frente a frente os atacantes titulares da seleção brasileira na Copa de 2006.
A partida entre as duas equipes mais populares do país mudou do Pacaembu para o Brinco de Ouro a pedido da polícia militar. Os órgãos de segurança temiam por conflitos de torcedores por causa do jogo entre Palmeiras e Atlético-MG, no Palestra Itália.
O jogo é decisivo para as equipes. Uma vitória mantém os paulistas com esperança de título, mas, principalmente, pode valer vaga antecipada na Libertadores. Os mineiros voltam ao G4 em caso de vitória. À espreita está o rival Cruzeiro, que recebe o Coritiba.
"Não podemos nem pensar em empate", resume o atleticano Diego Tardelli.
Teoricamente com a missão mais simples do domingo, o Internacional visita o Sport, já rebaixado, na Ilha do Retiro. O clube ressurgiu na disputa pelo título e a Libertadores na rodada passada, quando foi o único dos sete primeiros colocados a vencer.
"Nossa intenção é pensar no nosso jogo. Se não fizermos nossa parte, fica muito difícil", disse o volante Guiñazu, tentando tirar um pouco a pressão sobre o time. Postulando apenas vaga na Sul-Americana, Grêmio e Barueri, Avaí e Santos fazem jogos apenas para cumprir tabela.
Ao vivo
Corinthians x Flamengo, às 17 horas, na RPC TV e Band. Os demais jogos serão exibidos pelo PFC. A Gazeta do Povo traz, em tempo real, informações das partidas e a variação na tabela de classificação (www.gazetadopovo.com.br/esportes).