Polêmica na pista de ciclismo. A convocação da seleção brasileira da modalidade para disputar os Jogos Pan-americanos Rio 2007 é contestada por alguns atletas. Os ciclistas Wanderley Gonzales, Vanderlei Gonçalves e Robson Batista Vieira não concordam com os critérios utilizados pela comissão técnica e alegam falta de transparência nas seletivas. Do outro lado, o técnico Adir Romeo diz que a indisciplina dos atletas compromete a atuação brasileira em competições.
- Alguns atletas têm grandes problemas de indisciplina, por isso não foram convocados. O Pan não é uma festa, e deve ser encarado com seriedade. Não quero que o esporte se prejudique com a atitude de determinadas pessoas - argumenta Romeo, técnico da seleção.
O motivo apontado por Romeo não convence os atletas, que já entraram com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), alegando terem os melhores resultados das duas seletivas, realizadas em maio e junho, em Curitiba, pela Confederação Brasileira de Ciclismo. Gonzales, Gonçalves e Vieira, os ciclistas nacionais que mais acumulam títulos na modalidade pista atualmente, também reclamam porque, segundo eles, os resultados das provas não foram divulgados oficialmente.
- O combinado era que todos os tempos seriam publicados no site da Confederação. Para não haver esse tipo de problema, todo o processo seria claro. Isso foi acertado entre os atletas, o Adir e a Confederação na convenção que antecedeu as seletivas - lembra Gonzales.
Filho do técnico está na equipe
E a polêmica continua. A convocação de Davi Romeo, filho do técnico da seleção brasileira, estaria esquentando ainda mais o clima. Segundo os atletas, Davi não teria marcas significativas para estar no Pan. Romeo rebate as críticas.
- Não coloquei um filho na seleção, escalei um atleta brasileiro se defende o técnico da seleção que ainda lembra que isso acontece também em outras modalidades esportivas.
Documento oficial será entregue à Confederação nesta segunda-feira
Os atletas afirmam ter enviado e-mails à Confederação e ao técnico, pedindo que os resultados das seletivas fossem liberados. Mas, segundo eles, mesmo a Confederação solicitando via e-mail os resultados a Romeo, eles não tiveram acesso aos tempos das provas. A pedido da Confederação, Romeo afirma estar preparando um relatório com todo o procedimento.
- Nesta segunda-feira será entregue à Confederação um documento oficial com todos os resultados das seletivas, tempos dos ciclistas e critérios usados para a convocação dos atletas. Esse relatório será enviado ao Comitê Olímpico Brasileiro e espero que, com isso, o assunto se encerre - afirma Romeo.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião