O ataque mais positivo do Campeonato Brasileiro com 13 gols em cinco jogos (média de quase três por partida) não vem tirando o sono do técnico do Paraná Pintado. É a defesa, uma das 10 piores do torneio, com nove gols sofridos após cinco rodadas, que vem merecendo atenção especial do treinador paranista. A discrepância no time, quarto colocado na classificação, em busca de equilíbrio em ambos os setores, é o fator a ser melhorado.
Durante os trabalhos da tarde desta quarta-feira (13) no Centro Politécnico, Pintado dirigiu um treinamento de ataque contra defesa, e para acertar o posicionamento do trio de zagueiros da equipe, nada melhor do que encarar o artilheiro do Brasileirão, Josiel, e os seus "escudeiros" Vinícius Pacheco e Vandinho. Em diversos momentos, o técnico parou as jogadas para orientar e posicionar os defensores.
Entre eles estava o zagueiro Daniel Marques. Após ser praticamente descartado para enfrentar o Corinthians neste sábado (16), às 18h10, no Estádio Morumbi, em São Paulo, por conta de dores nas costas, sobretudo na região lombar, o jogador teve uma conversa com toda a comissão técnica e o departamento médico, pedindo para jogar. Depois de uma breve análise, Pintado aceitou o pedido e o atleta será titular, ao lado de Neguette e Luís Henrique.
Entretanto, sabe-se que Daniel Marques será poupado nas próximas rodadas para fazer esse tratamento, que não permitirá nem mesmo que ele treine com bola. Mas por hora, não se sabe quando o jogador será afastado por essa questão médica.
Pintado otimista em SP
Ao final do treinamento, o técnico Pintado mostrou-se satisfeito com o posicionamento defensivo do Paraná. E ele espera o mesmo desempenho apresentado pelo time nos últimos três jogos fora de casa diante do Corinthians. "Vai ser a quarta partida em seis fora de casa, e a equipe demonstrou que tem força pra jogar ofensivamente, agredindo os adversários também fora", afirmou o treinador.
Para Pintado, o fator campo também irá ajudar. "O Morumbi é um estádio neutro, ao meu ver, mas será uma partida difícil, contra uma grande equipe, um adversário motivado, e por isso será um grande jogo".
A preocupação agora é não tomar gols. O atacante Josiel resume o pensamento de todos no Tricolor. "Sabemos que é preciso melhorar e a última partida contra o Náutico mostrou isso. Só que essa marcação começa no ataque, onde temos que apertar a saída de jogo dos zagueiros e volantes. Com isso tenho certeza que a saída de bola não será de qualidade e facilitará para o nosso sistema defensivo", explicou.
Um treinamento na tarde desta quinta-feira (14) e outro na manhã de sexta-feira (15), ambos na Vila Capanema, definem os últimos detalhes e a escalação paranista. A delegação viaja na sexta, após o almoço, para São Paulo.