Enquete: Você acha que o Dorival Jr deve deixar o Coxa imediatamente?
- interativo
Após a confirmação da saída de Dorival Júnior, o Coritiba vai em busca de um treinador para 2009, ano do centenário do clube. A temporada de especulações, iniciada nesta sexta-feira (14), só deve ter fim no dia 8 de dezembro, data prevista para o anúncio oficial do novo técnico.
Até lá (se a diretoria não anunciar nenhum nome) várias sondagens e conversas devem anteceder a escolha final. "O novo técnico deve ser jovem, estudioso e disposto a cumprir contrato até o fim, como fez o Dorival Júnior", afirmou o presidente Jair Cirino, em entrevista à Gazeta do Povo Online. Além dessas características, Cirino destacou a experiência em Primeira Divisão como ponto decisivo na escolha do técnico.
"Não podemos brincar no ano do centenário", afirmou. Seguindo as qualidades citadas pelo dirigente, técnicos como Ney Franco, do Botafogo, e Caio Jr, do Flamengo, teriam grandes chances. Situação mais complicada seria tirar Caio Jr do Rubro-Negro carioca. Com um bom contrato e vaga na Libertadores, o ex-técnico do Paraná Clube, Palmeiras e Goiás deve seguir na Gávea.
Hélio dos Anjos, atualmente no Goiás, seria outro nome possível. No início da temporada, antes do acerto com Dorival Júnior, ele foi sondado pelo Coxa. De acordo com as qualidades enumeradas por Cirino, o nome de Sérgio Soares, do Santo André, perderia força. Faltaria a passagem na elite ao técnico.
Sobre a saída de Dorival Júnior, Cirino garante que foi o primeiro a saber e negou desgaste do treinador com diretoria e elenco. "Ele alegou ter os motivos dele para a saída e nós respeitamos. Tínhamos uma avaliação positiva do trabalho do Dorival Júnior", explicou.
Cirino reclama de "atravessadores"
O presidente do Coritiba, Jair Cirino, comentou a entrevista do meia Carlinhos Paraíba à Rádio Globo de São Paulo. No contato com a imprensa paulista, o apoiador, com contrato com o Coritiba até 2010, não poupou elogios ao São Paulo, clube que teria interesse em contratá-lo. Paraíba falou do sonho de qualquer jogador em atuar na equipe paulista e que está preparado para vestir a camisa do clube.
"É complicado esse tipo de situação. O São Paulo não apresentou nenhuma proposta oficial ao Coritiba, que é quem detém maior parte dos direitos econômicos e 100% dos direitos federativos do Carlinhos Paraíba. Os empresários ficam se atravessando na história. O São Paulo, se tiver interesse, que se manifeste", disse Cirino. O clube interessado em tirar Paraíba do Coritiba antes de março de 2010 terá que desembolsar R$ 20 milhões, valor da multa rescisória.
O empresário do jogador, Júlio Fresato, em contato com a reportagem da Gazeta do Povo Online, preferiu não comentar a entrevista de Paraíba. Garantiu que o foco do meia ainda está no Coritiba.
"Não tem nada neste momento. É preciso frisar que ele está satisfeito no Coritiba e que pode até permanecer no clube, cumprindo o seu contrato", despistou o agente, para completar em seguida: "Se ele tem uma possibilidade dessas, é graças ao Coritiba".
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”