| Foto: Divulgação / FIA WTCC

Por causa do cancelamento da etapa mexicana do CampeonatoMundial de Carros de Turismo (WTCC), os pilotos terão quase dois meses de intervalo entre as provas de Curitiba (7/03) e de Marrakech (2/05). Tempo suficiente para o curitibano Augusto Farfus Jr. levantar a poeira após um início de temporada longe do ideal.

CARREGANDO :)

Assim como em 2009, quem dominou as corridas no Autódromo Internacional de Curitiba foram os carros das equipes das equipes Chevrolet e SR-Sport, frustrando as chances do time do único brasileiro da categoria, a BMW. Depois da abertura da temporada o atual campeão, o italiano Gabriele Tarquini lidera a competição com 37 pontos, mesma pontuação do francês Yvan Muller. Vinte e um pontos atrás dos líderes, Farfus aparece apenas na sexta posição.

"A BMW já está trabalhando forte para não permitir o domínio da Seat e da Chevrolet. Ainda é muito cedo dar um diagnóstico da temporada porque temos ainda 9 meses pela frente até o final. Mas precisamos de mais velocidade nas retas. Temos um carro muito bom, mas temos que melhorar o motor", disse Farfus, por telefone, à Gazeta do Povo.

Publicidade

Na etapa do Marrocos, da mesma forma do que no Brasil, a característica da pista é de várias retas, e também não deve beneficiar a equipe do curitibano. "Geralmente as pistas sem longas retas são favoráveis para nós. O nosso carro se comporta muito bem nos setores mistos com bastantes curvas", explica.

Porém, mesmo ainda sem as condições ideais de carro e com circuitos não tão favoráveis pela frente, o piloto considera crucial acumular pontos no começo da temporada. No último ano, quando terminou o campeonato como terceiro colocado, Farfus deixou de pontuar em quatro provas. Muller e Tarquini, que ficaram logo acima dele na disputa, não ficaram entre os oito primeiros somente em três e duas vezes, respectivamente.

"Com certeza o WTCC é um campeonato muito duro, que não permite erros, e no final da temporada a regularidade acaba sendo fundamental. Por isso é importante sempre pontuar, até mesmo nas corridas que o equipamento não está bom".