Sinal verde para a temporada 2006 da F-1. Nesta sexta-feira, os 22 pilotos que disputarão o Mundial entram no Circuito de Sakhir para os primeiros treinos livres do GP do Bahrein, que será realizado domingo. Os testes de pré-temporada, importantes para a adaptação das equipes ao novo motor V8, mostraram que a Renault, do atual campeão Fernando Alonso, continua forte. Mas Ferrari e Honda também fizeram um bom trabalho e vão tentar tirar a equipe francesa do trono.
A McLaren, do finlandês Kimi Raikkonen, vice-campeão de 2005, surge como a grande incógnita deste início de ano, graças à indefinição sobre a confiabilidade do motor Mercedes nos testes. Mas o dono da equipe, Ron Dennis, acredita que o bom desempenho de alguns rivais na pré-temporada não se repetirá na primeira corrida do ano.
"Nós achamos que houve um pouco de exibicionismo de algumas equipes mas, no fim do dia, se a gente não estiver na frente, também não vamos estar muito longe", disse Ron Dennis.
Barrichello e Massa de casa nova em 2006
Os brasileiros Felipe Massa e Rubens Barrichello guiarão carros novos em 2006. Agora companheiro de Michael Schumacher na Ferrari, Massa, ex-Sauber, tentará este ano subir ao pódio pela primeira vez na carreira, de preferência no lugar mais alto. A ambição de Rubinho é maior: depois de cinco anos em Maranello, o ex-ferrarista espera finalmente realizar o sonho do título, dessa vez a bordo de um Honda.
A F-1 2006 tem muitas outras novidades. A mais triste delas é a saída do GP da Bélgica do calendário, por falta de condições para realização das obras exigidas pela FIA. O lendário circuito de Spa-Francorchamps é o preferido de grande parte dos pilotos. Se o calendário diminuiu, o grid aumentou. Com a chegada da Toro Rosso, Midland e Super Aguri, 11 equipes disputarão o campeonato este ano. Entre os 22 pilotos, três são estreantes: o americano Scott Speed, da Toro Rosso, o alemão Nico Rosberg, da Williams, e o veterano japonês Yuji Ide, de 31 anos, da Super Aguri.
O novo formato do treino oficial, sábado, unirá experientes e novatos: todos vão descobrir juntos as emoções de um treino dividido em três partes e com muitos pilotos novamente na pista ao mesmo tempo. Depois dos primeiros 15 minutos, os seis mais lentos saem da pista, classificados nas últimas posições do grid. Mais 15 minutos de treino e o grid ganha outros seis pilotos. Nos 20 minutos finais, os dez carros que sobrarem disputarão a pole position e as outras nove posições restantes. Emoção não vai faltar no circo da velocidade.
Deixe sua opinião