Os critérios de escolha dos tenistas masculinos e femininos para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 são diferentes. Os homens serão convidados, como na Copa Davis e, as mulheres, terão três vagas que sairão do ranking da WTA, da seletiva Pré-Pan e de uma indicação técnica, através de uma comissão. Francisco Costa, técnico responsável pela convocação masculina, disse que os três jogadores serão chamados até o dia 22 de junho, e que será listado quem estiver em melhores condições.
"Sou absolutamente contra esse critério. O primeiro e o segundo no ranking nacional devem ser convocados. A Davis é diferente do Pan, pois você convoca como uma equipe e conhece os adversários. Acho que o tênis deveria ter um critério único para as duas seleções" - Fernando Meligeni (Ex-tenista).
"O calendário masculino é bem maior e não tem como fazer uma competição para avaliar quem deve ir para o Pan. Esse critério usado vai favorecer o Gustavo Kuerten" - Ricardo Acioly (Ex-capitão da seleção brasileira na Copa Davis). "O tênis masculino tem uma realidade diferente do feminino. Por isso os critérios são diferentes. Não vejo problemas na escolha técnica, a Confederação Brasileira de Tênis montou uma comissão para avaliar os atletas e determinar qual estará mais apto a ajudar o Brasil. O critério básico é a condição no momento" - Didier Rayon (Técnico responsável pela convocação feminina).