A Federação Costarriquenha de Futebol pediu o adiamento do amistoso que faria com o Chile na próxima quarta-feira (3), como parte de uma rodada dupla no Estádio Nacional de Santiago que contaria ainda com a Coreia do Norte.
"Recomendamos a suspensão do jogo. É preciso respeitar o acordo contratual, mas este tipo de coisa é uma situação de força maior. Temos de ser solidários. Se o adiamento ajudar, estamos à disposição", comentou um dirigente da federação.
A Costa Rica viajaria neste domingo à capital chilena, cujo aeroporto permanece fechado.
O técnico da seleção costarriquenha, Ronald González, disse a uma rádio do país que o momento "não é ideal" para jogar futebol porque há outras preocupações.
O terremoto aconteceu às 3h36 (na hora local e em Brasília) com epicentro na região de Bío-Bío, a 500 quilômetros de Santiago e a 90 quilômetros da capital regional, Concepción.
O sismo chegou a ser sentido em alguns bairros de São Paulo e teve 8,8 graus de magnitude na escala Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).
Foi gerado um tsunami no Oceano Pacífico que chegará ao Havaí pouco depois das 18h (Brasília), como informou a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês).
A NOAA emitiu ainda um alerta de tsunami para uma ampla área do Pacífico, incluindo México, Peru, Equador, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas, além do Chile.