Rio (AE) – Uma seleção paulista estará sendo julgada hoje pela 4.ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Os principais destaques são o atacante Tevez, do Corinthians, que pode ser condenado a seis partidas de suspensão, e o técnico do São Paulo, Paulo Autuori, ameaçado de ser suspenso por até 180 dias. Além do Palmeiras, que poderá voltar a perder até três mandos de campo.

CARREGANDO :)

Tevez, que na derrota para o São Caetano, no dia 6 de agosto, admitiu ter xingado a mãe do juiz Anselmo da Costa, pode ser condenado a uma suspensão entre duas e seis partidas. Apesar da grave agressão moral, o atleta foi beneficiado, porque havia a possibilidade de ele ser denunciado em um artigo rigoroso do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que prevê uma suspensão de até um ano.

A punição de Paulo Autuori tende ser rigorosa, principalmente, porque o árbitro da derrota para o Goiás, por 1 a 0, Luís Antonio Silva Santos, condenou veementemente a atitude do treinador na súmula. O juiz relatou que, ao final do primeiro tempo, Autuori foi em sua direção e falou: "Você não tem critério para expulsar o meu jogador".

Publicidade

A ira de Autuori foi provocada pela expulsão do meia Richarlyson. O jogador também será julgado hoje e pode ser obrigado a ficar até três partidas fora do São Paulo, porque, de acordo com o árbitro, acertou um chute "na altura da canela esquerda" do meia Rodrigo Tabata, motivando a aplicação "direta" do cartão vermelho.

O Palmeiras também deverá ter problemas com o tribunal. O clube está ameaçado de novamente ter de jogar sem a presença de torcedores, além de precisar pagar uma multa entre R$ 50 mil e R$ 500 mil, porque o árbitro Cléber Abade, do empate contra o São Paulo, por 3 a 3, denunciou o clube. O juiz relatou na súmula que "foi disparado um artefato tipo sinalizador em direção ao campo de jogo, oriundo da arquibancada onde estava localizada a torcida visitante (Palmeiras)".