Thiago Pereira foi o grande destaque do primeiro dia de finais do Troféu Maria Lenk, que vai até domingo, no Parque Aquático Júlio Delamare, no Rio de Janeiro. Mesmo sem grandes surpresas nas conquistas das vagas para o Pan do Rio, o primeiro dia foi marcado pela atuação brilhante do nadador, que quebrou o recorde sul-americano dos 200m peito e ainda garantiu sua participação nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Pereira marcou 2min12s67, superando o seu próprio recorde anterior, de 2min14s64. Henrique Barbosa terminou em segundo lugar (2min15s57) e também garantiu vaga no Pan. No feminino, Tatiane Sakamine levou o ouro, com o tempo de 2min37s07 e se classificou para os Jogos do Rio, ao lado de Veruska Clednev, quinta colocada na competição.
Nos 50m livre, Nicholas dos Santos foi o vencedor, com o tempo de 22s60, e ficou com uma das vagas. Mesmo sem competir no Troféu Maria Lenk, César Cielo também se garantiu, com o melhor tempo do Brasil na prova (22s09). No feminino, Rebeca Gusmão terminou em segundo lugar (25s52), e Flávia Delaroli, em terceiro (26s01). As vagas para o Pan ficaram com as duas nadadoras. A sueca vice-campeã mundial Therese Alshammar foi a vencedora da prova, com 25s01.
Nos 800m livre, a brasileira Poliana Okimoto e a chilena Cecília Biagioli terminaram em primeiro lugar com o mesmo tempo de 8min46s87. Com o resultado, Poliana garantiu a classificação para o Pan do Rio, ao lado da Nayara Ribeiro.
Na última prova do dia, os 1500m livre, Luiz Arapiraca conquistou o ouro, quebrou o recorde da prova, com o tempo de 15min29s01, e ainda garantiu a vaga para o Pan. Armando Negreiro não competiu nesta quarta, mas também se classificou para os Jogos, com o segundo melhor tempo do Brasil na prova (15min29s12).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião