Thiago Pereira exibe a medalha de prata na natação. Ele superou Michael Phelps nos 200m medley| Foto: Satiro Sodre/ AGIF
Thiago Pereira conquistou a medalha de prata nestes sábado
CARREGANDO :)

O brasileiro Thiago Pereira, 26 anos, ganhou a primeira medalha da natação brasileira em Londres. O atleta surpreendeu na final dos 400 metros medley. Pereira desbancou o grande campeão Michael Phelps.

O nadador brasileiro teve um bom desempenho nas eliminatórias dos 400m medley neste sábado (28) e confirmou a boa fase, cumprindo a prova final em segundo lugar com 4min08seg86. O norte-americano Ryan Lochte ganhou o ouro com 4min05s18. Pereira não teve uma saída boa na prova, mas acabou se recuperando no nado peito.

Publicidade

"Descansei o melhor que pude, fiz o máximo de recuperação. É mais que um sonho. Muitas vezes eu vinha brigando, brigando, ficava em quarto, em quinto, sempre, não conseguia entrar no pódio, mas agora, finalmente, eu entrei", disse após vencer o ouro.

Phelps, que quase não conseguiu a classificação para a final, acabou em quarto, com 4min09s28, ficando atrás do japonês Kasuke Hagino, que fechou a prova em 4min08s94, conquistando o bronze.

O nadador fluminense vai participar ainda de outras duas provas nesta Olimpíada, os 200m medley e o revezamento 4x100. "Estou bastante feliz. Foram muitas olimpíadas lutando. Depois de Xangai [Mundial] pensei em largar os 4x100. Trabalhei muito até aqui. Se o resultado chegasse ou não, eu estaria com a minha consciência tranquila", afirmou.

Surpresa

O próprio Thiago Pereira se surpreendeu com a prata nesta prova. Segundo o atleta, desde Pequim, quando chegou em oitavo nos 400m medley, algumas mudanças no treinamento fizeram o resultado deste sábado (28).

Publicidade

"Mudou muita coisa no meu treinamento, parte fora dá agua, passei a ter acompanhamento de vários profissionais. O minino pode fazer a diferença", explicou.

Histórico

A medalha de prata em Londres premia um nadador que já venceu muito em Pan-Americanos, mas que sempre decepcionava nas provas olímpicas.

No Pan do Rio, em 2007, Pereira foi o grande destaque da equipe brasileira, com seis ouros, uma prata e um bronze. Na edição seguinte, em Guadalaraja, no ano passodo, ele repetiu o desempenho, examente com o mesmo número de pódios.

O melhor desempenho de Pereira em Olimpíada foi em Pequim, 2008, quando chegou em quarto lugar nos 200m medley. Nos Jogos de 2004, em Atenas, ele foi o quinto colocado na mesma prova.

Publicidade