Após a festa do Pan-Americano, quando ganhou seis medalhas de ouro e se tornou o recordista brasileiro na competição, Thiago Pereira se prepara para voltar a competir. O nadador deverá disputar as três últimas etapas da Copa do Mundo de Natação, que acontecem nos dias 13 e 14 em Estocolmo (Suécia), 17 e 18 em Berlim (Alemanha) e de 23 a 25 de novembro em Belo Horizonte.
- Estou treinando pesado aqui em Belo Horizonte porque meu principal objetivo é voltar às competições. A Copa do Mundo é o primeiro desafio após o Pan e, certamente, será importante competir contra alguns dos principais nomes do esporte no mundo - afirma o nadador, por meio de assessoria de imprensa.
O atleta poderia ter participado das quatro etapas anteriores da Copa, em Dubai, Cingapura, Sydney e Moscou, mas preferiu se poupar para garantir uma preparação adequada.
- O Thiago poderia ganhar medalhas nessas provas, mas não foi possível fazer uma preparação adequada depois do Pan. Ele está conciliando treinamento na piscina com musculação, e esse momento ainda não é favorável às competições - explica o técnico Fernando Vanzella.
Thiago pretende usar as etapas da Copa do Mundo como parte de seu treinamento para as Olimpíadas de Pequim. Uma das maiores esperanças do país de conquistar medalhas na China, ele tenta se aperfeiçoar em dois fundamentos.
- Estamos trabalhando a virada e a parte submersa, ambas fundamentais para um bom resultado em qualquer prova com mais de 50 metros - conta Vanzella.
O nadador possui índice para participar de seis provas nas Olimpíadas: 200m livre, 100m e 200m costas, 200m peito e 200m e 400m medley. Thiago, que diz ainda não saber em quais disputas estará presente em Pequim, faz mistério também quanto às provas nas quais irá competir na Copa do Mundo.
- Ainda não sei, pois posso definir até momentos antes da competição.