• Carregando...
Tiago Camilo não esconde frustração por bronze em Pequim, mas deixa Olimpíadas no passado e foca atenção nas crianças de Curitiba | Giuliano Gomes / Gazeta do Povo
Tiago Camilo não esconde frustração por bronze em Pequim, mas deixa Olimpíadas no passado e foca atenção nas crianças de Curitiba| Foto: Giuliano Gomes / Gazeta do Povo

Prestes a iniciar mais um ciclo olímpico, o judoca Tiago Camilo está em Curitiba para uma palestra direcionada a crianças e adolescentes em uma academia da capital. O evento visa a formação de cidadãos a partir do esporte, mas a vinda do atual campeão mundial na categoria meio-médio (até 81 quilos) não poderia deixar a participação do atleta nas Olimpíadas de Pequim de fora. Camilo não esconde que ainda não superou a frustração por ter conquistado a medalha de bronze olímpica na China.

"Criou-se uma expectativa pela minha campanha no Mundial no Rio de Janeiro (em 2007). Fui campeão com sete ippons em minhas sete lutas. Pela maneira com que este título veio, todos esperavam que eu fosse trazer o ouro, mas não é bem assim. São torneios diferentes", explicou, em entrevista à rádio Transamérica. "No Mundial tinham 67 atletas de todo mundo, enquanto nas Olimpíadas eram 32, apenas os melhores. O processo seletivo para os Jogos é muito maior, assim como a preparação", completou.

Sobre o peso de cada título, Tiago Camilo diz que a Olimpíada seria o título máximo para um judoca, bem acima do Mundial. "Existe uma mágica em torno dos Jogos Olímpicos, todo mundo sonha em ganhar a medalha de ouro, tem muito mais peso do que ser campeão mundial", opinou o medalhista de bronze em Pequim, que também conta com uma prata, trazida de Sydney-2000.

A visita em Curitiba acontece com palestras nesta sexta-feira e neste sábado, na Academia Viva o Esporte (Rua Padre Germano Mayer, 280 - Cristo Rei). "Quero falar um pouco da minha trajetória e abordar tudo que aprendi. Um dia eu também me espelhei em outros atletas, também tive ídolos, e é muito bom poder passar algo para as crianças. Quero que elas saibam que tudo na vida depende de dedicação e trabalho", explicou Tiago Camilo.

Para quem estiver interessado em acompanhar a passagem do judoca por Curitiba, a academia disponibilizou os telefones (41) 2105-5173 e (41) 2105-5174, nos quais é possível obter mais informações. "Vou apresentar algumas técnicas iniciais do judô, assim como outras mais voltadas para as competições. Será uma oportunidade boa para conversar com todos, tirar fotos e dar autógrafos, já que as crianças só estão acostumadas em me ver pela televisão", finalizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]