O Corinthians confirmou o acerto com o atacante Alexandre Pato (foto), 23 anos. O Timão fez o comunicado em sua página oficial ontem. Pato é o principal reforço do atual campeão mundial. Ele estava desde 2007 no Milan, onde penou com uma sequência de lesões. O Corinthians diz que adquiriu 100% dos direitos econômicos do atleta e que pagou 15 milhões de euros, equivalente hoje a R$ 40,5 milhões. "Como o atacante abriu mão de luvas para defender o Timão, ficou com 40% dos direitos. Ou seja: em uma futura venda, o Corinthians terá 60% dos direitos e o atleta os outros 40%", diz a nota. Pato usará a camisa 7, que pertencia a Martinez.
A contratação foi fechada depois que um exame feito pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, em julho, concluiu que o atacante não tem lesões crônicas nas pernas, o que demandaria tratamento prolongado, sem garantia de sucesso.
Neste ano, ele defendeu o Milan apenas 13 vezes, e sua última partida foi em 21 de novembro. Em 4 de dezembro, foi sacado da equipe, que afirmou que o atleta sentia dores. Na análise do fisiologista, Pato tem apenas um desequilíbrio muscular nas pernas.