São Paulo - O torcedor corintiano vestiu a camisa e foi fundamental para a volta do time à Série A do Brasileiro. Carregou o time no peito com orgulho. Porém, o clube não ganhou mais com a venda de camisas.

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Embora o presidente Andrés Sanchez tenha falado em 3 milhões de unidades em entrevista à televisão, o departamento de marketing do clube informa que o número de camisas oficiais vendidas foi de 500 mil, inferior ao mínimo exigido pela empresa de material esportivo Nike para adquirir o direito a receber mais de royalties (compensação ou parte do lucro paga ao detentor de um direito qualquer). "Chegamos perto de superar essa meta, mas não atingimos", disse o gerente de marketing, Caio Campos.

Para 2009, o clube espera dobrar o número de unidades com o efeito da chegada de Ronaldo. A ideia é vender mais de 1 milhão de peças. Neste caso, o Corinthians teria direito a maior retorno em royalties.

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Para o torcedor entender melhor como a parceria funciona, é preciso saber que a Nike assinou contrato de R$ 5 milhões anuais para 2009. Com isso, ela tem a garantia mínima de um número de camisas vendidas para valer o investimento. A partir deste número mínimo, então, o clube começa a faturar com royalties. Essa quantia mínima é mantida em segredo por força de contrato. No entanto, levando-se em consideração 2008, pressupõe-se que terá de vender mais de 500 mil camisas.

No orçamento para 2009, o clube espera a entrada de R$ 27 milhões com patrocínios – R$ 5 milhões da Nike, R$ 20 milhões com a empresa que estampar o peito da camisa e R$ 2 milhões com calção e mangas (neste caso, Ronaldo fica com 80% do valor e o clube com 20%). Com royalties de licenciamento da marca, a previsão é de R$ 3.996.000. Para superar isso, vai precisar mais uma vez contar com a participação do torcedor e com o peso do Fenômeno para impulsionar as vendas.

Como receita de marketing, o clube projeta R$ 8.700.000. Isso envolve camisetas promocionais, como "Eu nunca vou te abandonar" e "Eu voltei", que geraram importante retorno financeiro em 2008. Embora 2009 tenha apenas começado, o clube já lançou sua primeira, com slogan "Dois mil e 9 fenomenal", usando a imagem do reforço. Neste marketing estratégico, o clube deve comercializar ainda vários produtos com a marca Corinthians e com o nome de Ronaldo.

Ao todo, a expectativa do clube é um superávit de R$ 440.398: receitas de R$ 109.072.856 e despesas na casa dos 108.631,458.