Contratados
Zé Carlos (goleiro) Velho conhecido dosparanistas, volta depois de quase dois anos. Será o titular na Segundona.
Cris e Paulo Miranda (zagueiros ex-Oeste) Jogando na equipe campeã do interior paulista formaram uma das melhores defesas do Estadual. Por estarem entrosados, são os mais cotados para serem titulares no Tricolor.
Amarildo (ex-São Bernardo) e Douglas (ex-Arapongas) Não muito conhecidos, os zagueiros devem começar na reserva.
Lisa (lateral-direito) e Cambará (volante) Vêm do Operário em busca de afirmação Lisa terá que desbancar Paulo Henrique, que participou de todos os jogos do Tricolor no ano.
Junior Urso (volante) e Jefferson (meia) Defendendo o Ituano, foram elogiados durante a disputa do Paulistão. Tem chance de começarem entre os titulares.
Thiago Santos e Wellington (meias) Destaques de Cianorte e Arapongas, respectivamente, os dois buscam assumir a camisa 10 do Paraná.
Oliveira (ex-Ituano) e Rone Dias (ex-Paulista) No setor mais concorrido da equipe, os dois são os que chegam com menos credenciais. Terão de provar que podem brigar por uma vaga na equipe principal.
O Paraná que disputou o Estadual e foi rebaixado para a Segunda Divisão fica para trás. Essa é a intenção da diretoria e da comissão técnica que preparam a equipe para a estreia na Série B do Brasileirão, daqui a exatamente uma semana, contra o Ituiutaba, em Varginha.
Para esquecer de vez o fiasco consumado durante o Paranaense, o elenco foi totalmente reformulado. Um time inteiro deixou o clube: sete jogadores foram embora e quatro voltaram para as categorias de base. Por outro lado, uma nova equipe chegou. Apesar de não terem sido apresentados, nove reforços já estão treinando com o restante do elenco. Outros quatro atletas devem chegar ao clube nos próximos dias.
"Estamos montando uma equipe forte e tenho certeza de que vamos dar a volta por cima em relação ao que aconteceu neste primeiro semestre [no Paranaense]", afirma o presidente paranista em exercício, Aramis Tissot.
O "cardápio" oferecido ao técnico Ricardo Pinto é bem variado e deve fazer com que ele finalmente passe a ter uma boa dor de cabeça na hora de escolher um jogador para a equipe titular entre várias opções. Realidade bem diferente da vivida no Estadual, quando chegou a quase ficar com um reserva a menos no banco, pois havia dificuldades em se ter 18 atletas à disposição.
"O time é totalmente diferente; aumentou e muito a qualidade. Temos jogadores mais rodados e, no conjunto, com mais habilidade com a bola no pé", destaca o treinador. "Chegaram bons jogadores e os treinos estão sendo bem melhores. Isso é muito nítido. O clima é muito diferente em comparação com aquele do Estadual", reforça o meia-atacante Kerlon.
Os reforços que mais chamam a atenção vêm do interior paulista intermediados pelo consultor Durval Lara Ribeiro, o Vavá. Os zagueiros Cris e Paulo Miranda estavam na defesa titular do Oeste (SP), time campeão do interior. Durante a primeira fase do Paulistão, a zaga sofreu 17 gols em 19 jogos média de menos de um gol por jogo. Foi o quarto melhor desempenho entre os 20 times que disputaram a competição. Além disso, o volante Junior Urso e o meia Jefferson, que estavam no Ituano, também foram bastante elogiados durante o Campeonato Paulista.
O principal desafio agora é fazer com que os vários reforços consigam consolidar um time competitivo. No pouco tempo restante para o início da Segundona, a prioridade é buscar o entrosamento dentro de campo com os novos atletas.
"A cada dia chegam jogadores e temos que nos entrosar para começar bem a competição", aponta o volante Maycon Freitas. "Todos os reforços são de bom nível e vamos nos acertar logo para fazer um grande Campeonato Brasileiro", emenda o zagueiro Luciano Castán.
A intertemporada paranista se encerra na próxima quinta-feira, quando a equipe viaja para Minas Gerais para a estreia na Série B.
Deixe sua opinião