Os clubes brasileiros já classificados para a Taça Libertadores da América conheceram nesta quinta-feira seus adversários na primeira fase da competição. Atual campeão, o São Paulo está no grupo 1, junto com o venezuelano Caracas, o peruano Cienciano e o vencedor do confronto entre representantes do Chile e do México na etapa preliminar.
Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians ficará no grupo 4 e jogará contra uma equipe colombiana, uma do Chile e outra do México, mas nenhum desses países ainda indicou seus classificados. O Paulista, de Jundiaí, campeão da Copa do Brasil, vive situação idêntica no grupo 8: vai enfrentar um equatoriano, um paraguaio e o vencedor do confronto entre o argentino River Plate e Oriente Petrolero, da Bolívia, na Pré-Libertadores.
O único time do Brasil que já conhece todos os adversários da primeira fase é o Internacional, que está no grupo 6 junto com Maracaibo (Venezuela), Nacional (Uruguai) e Pumas (México).
Terceiro colocado no Brasileiro, o Goiás vai disputar a Pré-Libertadores. Se for confirmado como quinto representante do país, vai enfrentar uma equipe do Equador. Fluminense e Palmeiras, que se enfrentam domingo no Palestra Itália, vão disputar a sexta vaga do Brasil. Quem levar a melhor jogará provavelmente contra o Deportivo Táchira, da Venezuela.
A fase preliminar da Libertadores, com 12 equipes, será disputada em jogos de ida e volta nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. Os seis ganhadores vão se juntar aos 32 times classificados diretamente para a etapa principal, que começará dia 8 de fevereiro. A Libertadores será interrompida após as quartas-de-final, dia 17 de maio, para a disputa da Copa do Mundo. As semifinais estão marcadas para 19 e 26 de julho e os jogos decisivos serão disputados nos dias 2 e 9 de agosto.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas