Foi com mais um título que Roger Federer conquistou a milésima vitória da sua gloriosa carreira. Ontem, o número 2 do mundo fez história ao alcançar a expressiva marca e conquistar o título do Torneio de Brisbane, ATP 250 disputado na Austrália, ao derrotar na decisão o canadense Milos Raonic, oitavo colocado no ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (2/7) e 6/4, em 2 horas e 13 minutos
INFOGRÁFICO: Veja os números da carreira de Roger Federer
Derrotado na decisão de 2014 em Brisbane pelo australiano Lleyton Hewitt, Federer agora conquistou o seu primeiro título do torneio australiano e também nesta temporada. E o suíço passou a somar 1000 vitórias e 227 derrotas na sua carreira, marca só alcançada anteriormente por dois tenistas já aposentados, Jimmy Connors, com 1.253 triunfos, e Ivan Lendl, com 1.071. Para ultrapassá-lo, Federer agora precisa repetir o desempenho do ano passado, quando terminou com 73 vitórias.
Dono de 17 títulos dos torneios do Grand Slam, Federer também ampliou o seu retrospecto positivo em finais, agora com 83 títulos em 125 decisões. Além disso, indicou que está na rota certa na preparação para o Aberto da Austrália, que começará em 19 de janeiro, afinal já começou o ano com um título em 2014, foi campeão cinco vezes. Já Raonic acumula seis títulos em 14 finais na sua carreira.
"É um momento muito especial, sem dúvida. Eu joguei muito tênis nesses anos. Essa partida [contra Raonic] foi muito diferente das outras que eu ganhei, porque eu nunca pensei nada sobre chegar a 500 ou 800 vitórias", disse Federer. "Todos esses números não significam nada para mim, mas, por alguma razão, mil significa muito porque é um número enorme. Contar até mil demora bastante", afirmou o suíço.
Jogo
Com os dois tenistas sacando forte - foram oito aces de Federer e sete de Raonic -, o primeiro set da decisão do Torneio de Brisbane só teve um break point, no terceiro game. E o suíço o converteu, encaminhando o seu triunfo, que foi assegurado com o placar de 6/4.
Embalado, Federer largou no segundo set com uma quebra de serviço no primeiro game, mas perdeu o seu saque no quarto. Assim, a definição da parcial ficou para o tie-break. O suíço ainda abriu 2/0, mas Raonic fez sete pontos seguidos e, assim, empatou a decisão.
O terceiro set repetiu o equilíbrio das parciais anteriores, com cada tenista tendo cinco break points. Federer converteu o último deles, no décimo game, para fechar a parcial em 6/4, conquistando o título do Torneio de Brisbane e faturando a milésima vitória da sua carreira.
"Este é o momento que eu gostaria de participar jogar, obrigado ao Federer, a quem vi jogar desde criança. É uma grande honra e especial estar aqui. Eu quero voltar", disse Raonic, arrancando muitos aplausos dos torcedores.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião