• Carregando...

Nos últimos anos, o futebol brasileiro passou a ter mais estrangeiros. Os sul-americanos predominam, especialmente argentinos, uruguaios e colombianos. O futebol paranaense também teve seus gringos, alguns de lugares menos cotados. O Top 5 relembra alguns desses casos:

5 - Angolanos

Os jogadores angolanos geralmente vão para Portugal tentar a vida, porém, dois fugiram à regra. O mais conhecido é Geraldo, atualmente no Coritiba. Porém ele teve um precursor, no caso Johnson Macaba, atacante que passou pelo Londrina em 2002.

4 - Poloneses

Alguns poloneses jogaram no começo do futebol paranaense como Alex Korobarathy no Água Verde dos anos 60 e 70. Mais recentemente, em 1996, o Atlético importou Krysztoff Nowak e Mariusz Piekarski direto da seleção polonesa sub-21. Este saiu em 1997 e aquele durou até 1998 no Furacão.

3 - Orientais

Dos anos 80 para cá, vários orientais passaram a procurar o futebol brasileiro para se aprimorar. O primeiro foi o japonês Kazuyoshi Miura, mais conhecido como Kazu, que passou por clubes como Matsubara e Coritiba. Depois tivemos Yohei no Paranavaí e no Paraná e também o coreano Mini no Iraty e no Rio Branco.

2 - Jogadores da antiga Iugoslávia

As guerras na antiga Iugoslávia fizeram os jogadores se espalharem pelo mundo. Por aqui aportaram o bósnio Sanin Pintul, no Atlético em 1997, o kosovar Miodrag "Andjel" Andjelkovic, no Coritiba em 2002, e o croata Domagoj Kranjcec, destaque da Copa São Paulo de 2003 pelo Atlético.

1 - Emirático

Abdullah Al-Kamali é um jovem atacante dos Emirados Árabes que passou pelo Atlético entre 2008 e 2009. Ele fez apenas uma partida pelo time profissional, contra o Londrina, jogando alguns minutos e levando um cartão amarelo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]