• Carregando...
Grupos locais | Divulgação
Grupos locais| Foto: Divulgação

Foz do Iguaçu – Símbolo do movimento olímpico, a tocha Pan-Americana dos Jogos de 2007 chega amanhã a Foz do Iguaçu. A tocha começou a percorrer o Brasil no dia 5 de junho nas mãos de atletas e passará por 51 cidades, incluindo 27 capitais. Foz do Iguaçu é o único município do interior do estado inserido no percurso.

O símbolo da competição, que ontem esteve em Campo Grande (MS) e hoje será enviado para Porto Alegre (RS), chegará sábado por volta das 9 horas no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e seguirá para a Itaipu Binacional, local do primeiro evento. Cada cidade brasileira que receberá a tocha representa um país participante do Pan. Foz do Iguaçu homenageia o Paraguai e Curitiba (destino da tocha na terça-feira), o Chile.

Na usina, a tocha será carregada por 11 funcionários, entre brasileiros e paraguaios, passando por locais de destaque, incluindo a área do vertedouro e a parte superior da barragem, com vista para o lago de Itaipu.

Às 13 horas, a tocha sairá da Praça da Bíblia, no Jardim São Paulo, e passará pelas principais avenidas da cidade, cumprindo um percurso de mais de nove quilômetros. Após ser levada à Praça das Nações, no Colégio Bartolomeu Mitre, irá para o Marco das Três Fronteiras, espaço onde Brasil, Paraguai e Argentina se encontram.

O evento da Tocha do Pan será encerrado no Parque Nacional do Iguaçu com um coquetel no mirante das Cataratas. Lá, a tocha passará pela mão de quatro pessoas. Às 16h30, será levada ao aeroporto com destino a Florianópolis.

No trajeto da cidade, o símbolo dos jogos será carregado por 12 pessoas. São atletas – como Rodrigo Hermes, classificado para o boliche no Rio-07 –, ex-atletas e colaboradores com o esporte na cidade, selecionados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e prefeitura.

Entre eles estão Amarildo Oliveira, 39 anos, jogador de basquete sobre cadeiras de rodas, o lutador de tae kwon do Hussein Tarabain, 15 anos, o mais jovem atleta a carregar a tocha na cidade e o boxeador Dílson Dutra, deficiente auditivo que vai disputar o campeonato brasileiro da categoria.

"Nos sentimos muito honrados porque são poucas as pessoas que tiveram essa oportunidade", disse Oliveira.

Cada condutor levará o objeto por um percurso de 400 metros. Mas na Avenida Paraná, o percurso será de mil metros, feito de bicicleta pelo ex-atleta Azor de Oliveira, 69 anos.

A corrida de revezamento da tocha, cujo atual modelo foi criado em 1936 em Berlim, antecipa todas as edições dos Jogos Olímpicos. Esta é a primeira vez que um evento similar está sendo organizado para anteceder um Pan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]