A competitiva Stock Car V8, sem chance para prognósticos apressados sobre corridas e o campeonato, está vivendo uma nova ordem em 2005. A quinta etapa da temporada, hoje, às 13 horas, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais segue uma lógica: todos contra Cacá Bueno.
Com 43 pontos de vantagem sobre o segundo colocado (82 contra 39 de Giuliano Losacco), o carioca, líder do campeonato, entra na pista sabendo que pode administrar resultados nas oito corridas restantes. Porém, quer buscar ainda mais tranqüilidade no primeiro posto da categoria.
Além de poder se distanciar na tabela, Cacá possui outros motivos para buscar o triunfo na capital paranaense: 1) Venceu a última prova em Curitiba; 2) Afirmou antes do campeonato começar que o título se define a partir da quinta corrida; 3) Ele completa 29 anos de idade exatamente hoje.
"Na quinta-feira foi o aniversário do meu pai, no domingo (hoje) é o meu. É uma semana festiva e a última vez que eu fiz aniversário em dia de corrida, ganhei. Foi em Cascavel. Eu vou pedir um presente para os outros 39 pilotos, deixa eu ganhar, acho que eles não vão querer. É uma coisa a mais para comemorar, já que estou vivendo um momento muito bom no automobilismo", afirmou.
Entre os concorrentes, o pedido de Cacá, lógico, não foi aceito. Todos prometem um presente de grego no trajeto paranaense. "Posso até dar outro presente", brincou Cristian Fittipaldi.
As opiniões sobre a vantagem do líder se dividem entre alguns dos principais adversários do carioca. Todos concordam que com os dois resultados que podem ser descartados ao final do ano, nada está decidido. Porém, há quem ache que será praticamente impossível.
"Esse ano está muito difícil tirar do Cacá. A equipe está muito entrosada e o resultado vem a cada corrida", comentou Thiago Marques, companheiro de equipe, na Action Power. "Não adianta ficar lembrando dessa vantagem. A diferença é boa, mas temos de pensar prova a prova para tentar uma recuperação. Se não der para brigar pelo título, tem o vice", conforma-se Thiago Camilo.
A possibilidade real de título faz Cacá Bueno esquecer de propostas para competir em outros países. A Nascar maior categoria de turismo do mundo, disputada nos Estados Unidos é o novo sonho da maior parte dos pilotos da Stock, mas ainda não seduziu totalmente o carioca.
"Tive uma proposta para correr lá em agosto, mas não deu certo. Já fiz um ótimo teste na Nascar, mas o momento é de valorizar a Stock. Até pilotos brasileiros que estavam fora voltaram para correr aqui", ponderou.
Como passou raspando na conquista nos últimos três anos, Cacá conta até com a "torcida" de alguns concorrentes na atual disputa. "Está na hora dele terminar com o eterno vice. Já são três anos seguidos", brincou David Muffato.
* Etapa de Curitiba da Stock Car V8, às 13 horas no Sportv.
Deixe sua opinião