Tom Brady comemora o título do New England Patriots| Foto: Kevin C. Cox/AFP

A 51ª edição do Super Bowl, disputada em Houston na noite de domingo (5), vai entrar para a história da NFL como um dos jogos mais disputados da história do evento. Após ver o Atlanta Falcons abrir uma vantagem praticamente inalcançável, o New England Patriots deu uma aula de resiliência e correu atrás do resultado para conseguir a maior virada já vista na decisão do futebol americano, vencendo na prorrogação por 34 a 28. Com a vitória, os líderes do time de Massachusetts, Tom Brady e Bill Belichick, agora figuram sozinhos como o quarterback e o técnico mais vencedores da bola oval, com cinco títulos cada.

CARREGANDO :)

Tom Brady recebe o carinho da esposa Gisele Bündchen. 

Após um primeiro quarto praticamente morto, com os times não conseguindo passar das quarenta jardas do campo de defesa, os Falcons iniciaram um segundo período arrasador. Na primeira posse de bola dos Patriots, a defesa do time da Georgia forçou um fumble quando o adversário já estava bem próximo da end zone. Recuperando a posse da bola, o quarterback Matt Ryan, melhor jogador da temporada, passou a acionar os wide receivers Julio Jones e Taylor Gabriel com frequência e assim passear pelo campo, marcando dois touchdowns. A vida de Tom Brady ficou ainda mais complicada após ter um lançamento interceptado e ver o adversário abrir incríveis 21 a 0. O New England ainda conseguiu diminuir a vantagem após um field goal, pouco antes do fim do primeiro tempo.

Publicidade

Após o show do intervalo, quando Lady Gaga protagonizou um espetáculo ao seu estilo, estranho e divertido, descendo do teto do estádio, porém sem o esperado protesto contra o presidente Donald Trump, o torcedor dos Patriots praticamente jogou a toalha. Matt Ryan estava praticamente perfeito e rapidamente empurrou o Atlanta para mais um touchdown, abrindo uma vantagem de 25 pontos na metade do terceiro quarto. Mas a partir dali, o maior quarterback da história do esporte iniciou uma performance nunca vista no Super Bowl e que culminou no recorde de 43 passes completados. Brady passou lançar foguetes para Danny Amendola, James White e Julian Edelman, diminuindo para 28 a 9 (após o erro do extra point por Stephen Gostkowski).

A torcida do time azul e prateado passou a acreditar, fazendo muito barulho no NRG Stadium. Empolgados, os Patriots partiram para cima, conseguiram mais um field goal e na jogada seguinte seus defensores conseguiram recuperar um fumble em posição bem avançada. Brady não perdeu tempo e lançou para touchdown seguido de conversão de dois pontos: 28 a 20. Ali, os Falcons tremeram. O empate chegou a menos de um minuto do final, após uma incrível campanha de 91 jardas, novamente seguida de conversão de dois pontos e a partida seguiu para uma improvável prorrogação.

E logo na primeira campanha do período adicional, Brady enfileirou vários passes curtos, avançando até a marca de duas jardas, quando entregou a bola para James White avançar para a end zone e sacramentar o quinto título do New England Patriots, o mais sofrido de sua história. Ao receber o troféu o quarterback ainda pode comemorar a vitória ao lado do seu principal desafeto, o chefe da NFL, Roger Goodell, responsável pela sua suspensão nos primeiros quatro jogos da temporada devido ao Deflategate. E como não poderia deixar de ser, ainda recebeu os beijos de sua esposa, Gisele Bündchen, que visivelmente emocionada comemorou um título que apenas foi conquistado devido ao talento ímpar do seu marido.

Brady liderou uma milagrosa recuperação dos Patriots, que perdiam por 19 pontos até a metade do jogo, conseguindo o empate nos segundos finais e levando a uma prorrogação inédita na história dos Super Bowls da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL).

Brady se converteu no primeiro quarterback a conquistar um quinto campeonato da NFL.

Publicidade

O quarterback, de 39 anos, desabou na grama emocionado depois que James White entrou na endzone para marcar o touchdown ganhador na abertura da prorrogação de 15 minutos.

A partida foi presenciada por 70.087 espectadores e por pouco mais de 100 milhões de telespectadores nos Estados Unidos.

Ao fim do jogo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia se declarado partidário dos Patriots, enviou uma mensagem de felicitações à equipe, a Brady, ao dono Bob Kraft e ao treinador Belichik.

O Super Bowl também contou com a participação da diva pop Lady Gaga, que levou sua mensagem de “amor, diversidade, compaixão e espírito livre” em sua apresentação.