Com o título da Stock Car já decidido - última etapa será neste domingo, em Interlagos, com briga entre Cacá Bueno e Giuliano Losacco pelo troféu - os carros da categoria voltarão à pista do circuito paulista na próxima semana com uma atração a mais. Durante os treinos coletivos de pós-temporada, Tony Kanaan, campeão da Indy Racing League em 2004 e vice em 2005, testará pela equipe Medley. Será a primeira vez que o piloto, de 30 anos, experimentará um carro da principal categoria do automobilismo brasileiro.
- Sempre tive vontade de andar com um Stock Car, mas nunca pintou a chance - disse Kanaan, que soube da oportunidade durante as 500 Milhas Siemens da Granja Viana, principal evento do kart brasileiro, que conquistou pela sexta vez no último domingo em parceria com Rubens Barrichello, Felipe Giaffone e o inglês Dan Wheldon, o campeão da IRL em 2005.
Na Granja Viana, ao ouvir sobre os treinos de segunda e terça-feira, Kanaan procurou Zeca Giaffone, proprietário da empresa que faz a manutenção dos motores da Stock Car, para apurar se haveria a possibilidade de participar dos ensaios.
- Mas, como todo piloto, só andaria se fosse num carro bom. Zeca me passou o telefone do Andreas Mattheis, chefe da equipe Medley, e ele topou. Depois, falei com o Xandy Negrão, dono da equipe, que também concordou - explicou.
Kanaan estará no autódromo neste fim de semana para acompanhar de perto a decisão da Stock Car. Ele não esconde a torcida por Giuliano Losacco, piloto da Medley e segundo colocado na classificação, a apenas um ponto do líder Cacá Bueno.
- O pai dele trabalhava como meu preparador na Fórmula Chevrolet e o Giuliano correu de Fórmula Renault pela CRAM Competition, onde também passei no início da década passada - justificou.
A equipe ainda não definiu se Kaanan andará no primeiro ou no segundo dia - ou mesmo nos dois.
- Por enquanto, combinei de fazer o banco e a pedaleira na segunda-feira - disse Kanaan
O piloto tem planos para a Stock Car, mas a longo prazo, pois ele tem contrato com a Andretti-Green, na IRL, até 2008. Kanaan está impressionado com o crescimento que a categoria vem experimentando nos últimos anos.
- Sempre gostei da Stock Car. Quando eu era criança, sentava na mureta do kartódromo para ver as corridas em Interlagos. Mas a fase de agora é excepcional. Antigamente, a molecada do kart só pensava em correr na Fórmula 1. Hoje, já ouvi de um monte de kartistinhas o desejo de chegar à Stock Car - disse.
Losacco, Guto Negrão e o argentino Esteban Tuero andarão nos carros da Medley. Losacco e Negrão, a atual dupla de pilotos, trabalharão nas experiências que Mattheis pretende avaliar nesses dois dias. Tuero correu pela Medley em Buenos Aires e foi bem: largou em quinto e só não completou a dobradinha da equipe porque foi envolvido em acidente com Ruben Fontes. É uma possibilidade para o futuro que a Medley começa a investigar, até mesmo em função do interesse que a empresa da área farmacêutica tem no mercado da Argentina.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião