Confira abaixo dez fotos que marcaram o noticiário esportivo do futebol paranaense em 2017. Momentos alegres e tristes de Atlético , Coritiba, Paraná, Londrina e Operário na temporada.
>> Confira também vídeo com os melhores momentos do trio de ferro em 2017
O Atlético alcançou uma classificação heroica e dramática para as oitavas de final da Libertadores, em Santiago, no Chile (17/5). O Furacão bateu a Universidad Católica de virada, por 3 a 2, no Estádio San Carlos de Apoquindo. Todos os gols rubro-negros foram marcados por jogadores que saíram do banco de reservas. O roteiro da classificação foi eletrizante até o último segundo.
Uma queda de braço entre a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e a dupla Atletiba transformou o clássico de 19/2, na Arena da Baixada, em um momento histórico. Por iniciativa dos clubes, que não acertaram a venda dos direitos de transmissão para a televisão, o duelo válido pela quinta rodada do Paranaense teria uma inédita exibição via internet, nos canais dos próprios clubes no Youtube e no Facebook. A FPF não autorizou o início do jogo, alegando que jornalistas não credenciados estavam à beira do gramado. Os clubes, no entanto, não aceitaram a ordem. Não houve jogo e os atletas foram até o gramado de mãos dadas se despedir da torcida.
O Operário foi o campeão Brasileiro da Série D. Após vencer o Globo-RN na partida de ida por 5 a 0, o Fantasma acabou sofrendo um derrota em casa por 1 a 0, nem 10/9, mas o placar não foi suficiente para tirar a taça das mãos do time de Ponta Grossa.
O Londrina passou pelo Atlético-MG, em jogo válido pela decisão da Primeira Liga, e se tornou o campeão da competição (4/10). Depois de um tempo regulamentar sem gols, o Tubarão venceu a disputa por pênaltis por 4 a 2 e ficou com o título da segunda edição do torneio. O herói do título foi o goleiro César, que defendeu as penalidades cobradas por Clayton e Rafael Moura.
Depois da derrota por 2 a 1 para a Chapecoense (3/12), na Arena Condá, que decretou o rebaixamento do clube, alguns fatos chamaram a atenção em Chapecó (SC). Além da tristeza dos atletas, o silêncio de Kléber Gladiador, a ausência do presidente Rogério Bacellar, e o choro do técnico Marcelo Oliveira marcaram o triste domingo para os alviverdes. O clube fechou o campeonato na 17.ª posição, com 43 pontos -- e um gol de saldo pior do que o Vitória, último time que permaneceu na elite
Em noite histórica, a torcida do Paraná quebrou o recorde de público da Arena da Baixada na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional (3/10), pela 28.ª rodada da Série B. O público do duelo contra o Colorado foi de 39.414 (total) com renda de R$ 1.224.660,00. A torcida do Tricolor bate a marca de 39.375 (público total) da partida entre Espanha e Austrália, pela Copa do Mundo de 2014.
Após três anos longe do caneco, o Coritiba precisou de apenas um empate sem gols, no Couto Pereira (7/5), para conquistar o título do Campeonato Paranaense de 2017 em cima do rival Atlético. No jogo de ida, a equipe comandada por Pachequinho havia vencido por 3 a 0, na Baixada. Foi a 38.ª conquista estadual da história do Coxa. De quebra, o time coxa-branca superou o Furacão no retrospecto histórico em finais locais. Agora, são 17 Atletibas decisivos, com nove títulos do Coritiba e oito do Atlético
A festa tricolor na chegada do Paraná em Curitiba (19/11) , após a volta à elite com a vitória contra o CRB, em Maceió, foi do tamanho da espera de 10 anos do clube para voltar à elite do futebol brasileiro. A delegação saiu de Alagoas às 7h. Em Curitiba, uma multidão cercou o carro aberto paranista. Não houve estimativa oficial de quantas pessoas participaram da recepção ao Paraná, já que a Polícia Militar não fez a contagem.
Depois de 10 anos de angústia e sofrimento na Série B, o Paraná voltou à elite do futebol brasileiro (18/11). Com uma rodada de antecedência, o Tricolor garantiu o acesso com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O gol foi contra, marcado pelo zagueiro Audálio, aos 17 minutos do segundo tempo, após cruzamento do atacante Alemão.
A morte do volante Jonas Pessalli em um acidente de carro, na madrugada da última segunda-feira (12/6), mexeu com os jogadores do Paraná. Na saída de campo após a vitória por 2 a 1 sobre o Náutico (13/6) , o zagueiro Eduardo Brock não conteve a emoção e foi às lágrimas ao relembrar o amigo.
Confira vídeo com os melhores momentos do trio de ferro em 2017
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião