Com a seleção masculina praticamente definida e a feminina já treinando para os Jogos Olímpicos, o Brasil se prepara para, pela primeira vez em 16 anos, ter as duas equipes disputando a competição. Se desta vez é azarão, o retrospecto pode ajudar. A Gazeta do Povo lembra os cinco maiores feitos do basquete brasileiro em Olimpíadas.
5. Sydney 2000: O bronze feminino foi a única conquista depois da era Hortência-Paula. Remanescente daquela época, a experiente pivô Janeth ajudou o time a ficar no pódio.
4. Tóquio 1964: Já bicampeã mundial, a seleção dos craques Wlamir Marques, Rosa Branca, Victor Mirshauswka, Amaury Pasos e Ubiratan, e do técnico Kanela, conquistou o bronze, último pódio masculino do esporte.
3. Roma 1960: Campeão mundial no ano anterior, os brasileiros ficaram com o bronze com um time treinado por Kanela e formado por Wlamir Marques, Rosa Branca, Amaury Pasos, Édson Bispo e Waldemar Blatskauskas. O banco ainda tinha o veterano Algodão.
2. Londres 1948: O bronze londrino foi a primeira façanha do basquete brasileiro. O técnico Moacir Daiuto comandou um time-base com Bráz, Algodão, Alfredo da Motta, Nilton e Ruy Freitas.
1. Atenas 1996: O maior feito do basquete brasileiro nos Jogos Olímpicos é das mulheres: a prata. Indo pela segunda vez à competição, mas com o Mundial de 1994 na bagagem, o time do técnico Miguel Ângelo da Luz, das craques Magic Paula, Janeth Arcain e da Rainha Hortência parou apenas nas donas da casa.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp