Os Jogos Pan-Americanos têm como corpo principal do evento os esportes olímpicos. Porém alguns fogem um pouco do programa do Comitê Olímpico Internacional. Alguns saltam aos olhos, mesmo não sendo modalidades tão pouco difundidas. A Gazeta do Povo lembra cinco desses esportes nesta lista.
5 Pelota Basca, Squash e Raquetebol
Modalidades recentes no Pan, as três não estão no programa olímpico. A pelota basca é muito tradicional em países de língua espanhola e esteve nos Jogos de 1900. Squash e raquetebol guardam semelhanças entre eles e também com o tênis.
4 Patinação sobre rodas
No programa do Pan desde San Juan-1979, também não está no programa olímpico. São duas categorias: artística e velocidade. De certo modo, é similar à patinação do gelo dos Jogos de Inverno, dividida nas mesmas categorias.
3 Boliche
Embora seja tratado por muitos como diversão, o boliche está no Pan desde Mar Del Plata-1995. Também fora do programa olímpico, rendeu prata para o Brasil nas duplas masculinas no Rio-2007, com Fábio Rezende e Rodrigo Hermes.
2 Esqui Aquático
É completamente incomum um esporte no Pan que se vale de propulsão mecânica para que os atletas o pratiquem. É o esqui aquático, modalidade na qual lanchas puxam os atletas em suas manobras ou em saltos sobre rampas.
1 Pan de Inverno, Las Leñas 1990
O Pan de Inverno teve apenas uma edição, embora haja a intenção de retomá-lo em breve. O evento em Las Leñas, na Argentina, teve 97 atletas, de oito países, e apenas quatro modalidades de esqui: descida, slalom, super-gigante e slalom gigante.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Concessões e PPPs atraem R$ 372 bilhões em investimentos privados até 2029