No próximo dia 14 de outubro terão início os Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, no México. Na história, alguns atletas paranaenses fizeram proezas dignas de nota. A Gazeta do Povo relembra cinco delas.
5 - Rogério Romero (natação)
O londrinense foi o "Highlander" da natação brasileira. Atualmente aposentado, tem como feito os ouros nos 200 metros costas em 1991 (Havana) e em 2003 (Santo Domingo), mostrando longevidade num esporte de carreira curta como a natação. Ele ainda tem um bronze em Mar del Plata, 1995, nos 200 metros costas, e uma prata no revezamento 4x100 medley na mesma edição.
4 - Futebol feminino
Apesar de os Estados Unidos terem mandado uma seleção sem as estrelas (Pan do Rio, em 2007), as meninas do Brasil, entre elas as paranaenses Andréia Suntaqui, Simone Jatobá e Renata Costa, conseguiram o feito de lotar o Maracanã na tarde de um dia de semana, quando aconteceu a grande final e a conquista do ouro.
3 - Gisele Miró (tênis)
O tênis feminino brasileiro, fora Maria Esther Bueno, não tem tanta tradição internacional. Gisele Miró, nascida em Curitiba, conquistou o ouro em 1987 (Indianápolis), pouco antes de fazer 19 anos. Gisele chegou a ser numero 99 do mundo e parou de jogar aos 23, após problemas com o treinador.
2 - Emanuel (vôlei de praia)
Maior atleta da história do vôlei de praia, o curitibano Emanuel é um colecionador de títulos. Em 2007, ao lado do baiano Ricardo, faturou o ouro no Pan do Rio.
1 - Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)
Um título na maratona no Pan é um feito, ganhar duas vezes é coisa para Vanderlei Cordeiro de Lima. Antes de virar herói olímpico, o fundista nascido em Cruzeiro do Oeste venceu em Winnipeg, 1999, e Santo Domingo, 2003.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião