O duelo alviverde tem muita história, passando por inauguração de estádio, decisão de Copa do Brasil e goleadas históricas. A Gazeta do Povo relembra cinco grandes encontros:

CARREGANDO :)

5. Alex do Palestra: (Palmeiras 1 x 2 Coritiba – 21/10/1998) – no jogo pelo Brasileiro daquele ano disputado no Parque Antarctica, o Coritiba saiu na frente com gol do meia Sandoval. Alex, prata da casa do Coxa e atual capitão, defendia o Palmeiras na época e empatou. Cléber Arado fez de cabeça o gol da vitória do Alviverde, que fez a terceira melhor campanha da primeira fase daquele campeonato, mas acabou eliminado pela Portuguesa nas quartas de final.

4. Evair do Couto: (Coritiba 4 x 1 Palmeiras – 30/09/2001) – também pelo Brasileiro, foi a vez de um grande ídolo palmeirense, Evair, marcar contra o ex-clube. Ele acabou com o jogo e fez dois, o terceiro e o quarto do Coritiba, no Couto Pereira. Enílton e Edmílson fizeram os dois primeiros. Pedrinho descontou no finalzinho para o Palmeiras, que era comandado pelo atual técnico do Coxa, Celso Roth.

Publicidade

3. Inauguração: (Palestra Itália 6 x 2 Coritiba – 27/04/1940) – antes de 1942, o Palmeiras se chamava Palestra Itália. E foram as duas equipes que fizeram o jogo inaugural do Pacaembu, também local do jogo de hoje. Os paulistas golearam por 6 a 2, mas foi do coxa-branca Zequinha o primeiro gol da história do estádio municipal de São Paulo.

2. Empate e taça para o Palmeiras: (Coritiba 1 x 1 Palmeiras – 11/07/2012) – o jogo valeu a Copa do Brasil para o time paulista. Na ida, a vitória por 2 a 0 na Arena Barueri – com influência decisiva da arbitragem –, deu tranquilidade aos palmeirenses. O lateral Ayrton fez o gol que colocaria fogo na decisão, mas, quatro minutos depois, Betinho, que já havia passado pelo Coxa, empatou e encaminhou a taça para o Porco.

1. Chocolate histórico: (Coritiba 6 x 0 Palmeiras – 05/05/2011)– pelas quartas de final da Copa do Brasil daquele ano, o Coritiba aplicou uma goleada histórica. Emerson, Davi, Léo Gago, Bill, Geraldo e Anderson Aquino – os últimos dois ainda no elenco do Coxa – construíram o 6 a 0 sobre o time de Felipão No Alto da Glória. Foi uma das 24 vitórias seguidas do Coxa que renderam a entrada no Guinness Book (Livro dos Recordes) como a maior sequência de triunfos de um time de futebol na história.