A capital japonesa entrou formalmente na disputa para abrigar as Olimpíadas de 2016 nesta sexta-feira, juntando-se a Fukuoka como as duas cidades candidatas do Japão. Tóquio apresentou sua proposta para o Comitê Olímpico Japonês (JOC) quatro dias após Fukuoka, que fica no sul do país.
- Planejamos concretizar nosso plano de sediar os Jogos Olímpicos batendo nossos rivais dentro e fora do país - afirmou o governador de Tóquio, Shintaro Ishihara.
Esta sexta-feira é a data limite para as cidades apresentarem suas candidaturas ao JOC.
As duas postulantes ao evento precisam apresentar propostas detalhadas até o final de junho e o Comitê Olímpico Japonês irá escolher a candidata oficial após uma votação em 30 de agosto.
Tóquio abrigou a Olimpíada de 1964. Depois disso, o Japão já sediou duas Olimpíadas de Inverno, em Sapporo, em 1972, e Nagano, em 1998.
Nagoya e Sapporo também se interessaram em abrigar os Jogos de 2016, mas deixaram a disputa no começo deste ano citando os altos custos envolvidos no evento para justificar a desistência.
O Comitê Olímpico Internacional irá aceitar candidaturas a partir de 2008 e a decisão final sobre qual cidade abrigará os Jogos de 2016 será tomada em 2009.
Até agora, Brasil, Índia, Japão, Espanha e Estados Unidos expressaram interesse na candidatura. A Itália também está considerando a possibilidade de lançar uma cidade na disputa. A próxima Olimpíada, em 2008, será realizada em Pequim, na China. Em 2012, o palco dos Jogos será Londres, na Grã-Bretanha.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião