Bem antes de a bola rolar no clássico Atletiba deste domingo (4), marcado para as 17h no Estádio Couto Pereira, a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) tiveram bastante trabalho para contar brigas de torcedores de Coritiba e Atlético. As ocorrências mais graves foram registradas no fim da manhã e no começo da tarde .
Por volta das 13h, no bairro Tatuquara, a PM precisou intervir na briga em um ônibus da linha Ligeirinho Curitiba/Fazenda Rio Grande com torcedores do Atlético. O veículo foi apedrejado nas proximidades da Ceasa e o motorista e um jovem de 23 anos ficaram feridos. O rapaz precisou ser socorrido pelo Siate e foi encaminhado em estado grave ao Hospital do Trabalhador.
- TEMPO REAL - siga o clássico Atletiba em tempo real
Logo cedo, por volta das 8h, um grupo de torcedores do Atlético causava tumultos no Interbairros IV quando a GM foi acionada. Os torcedores já vinham desde o terminal de Santa Felicidade incomodando os outros passageiros, mas, quando chegaram na Rua João Derbinski, no bairro Fazendinha, foram abordados por um grupo de torcedores do Coritiba, que apedrejaram o veículo, deixando vários vidros quebrados. “Eles estavam causando tumulto, deixando os outros passageiros, alguns até idosos, constrangidos. Quando cruzamos com um grupo de torcedores do Coritiba, que estava do lado de fora do ônibus, a coisa piorou”, contou o cobrador da linha.
Segundo o cobrador, os torcedores do atlético fizeram com que o motorista parasse e, ainda assim, quebraram um dos vidros do coletivo. “Desceram e começaram a brigar, mas a Guarda Municipal chegou rápido e fez com que todos entrassem novamente no ônibus”, relata.
Após a confusão, como ninguém se identificou como o responsável por danificar o ônibus, a GM decidiu encaminhar todos os torcedores no próprio ônibus até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, no Centro de Curitiba. Lá, um rapaz assumiu que ter quebrado o vidro do Interbairros IV e agora vai responder por dano ao patrimônio. “Por causa disso, perdemos um dia de trabalho. O motorista com a esposa doente, eu querendo almoçar, e ficamos travados na delegacia por causa dessas pessoas que deveriam aproveitar o jogo ”, desabafou o cobrador.
Terminais
No Terminal do Cabral, outra confusão registrada pela Guarda Municipal. Na abordagem dos guardas, um torcedor foi flagrado com materiais proibidos. Já no Terminal do Capão Raso, a Polícia Militar teve de intervir numa confusão com cerca de 30 torcedores do Coritiba e Atlético. Apesar da confusão, não houve registros de danos e prisões no Capão Raso. A Guarda Municipal também registrou confusões de menor porte antes do clássico nos terminais de Santa Felicidade e do Pinheirinho.
À tarde, 15 minutos antes da partida, mais uma ocorrência registrada pela GM. Três torcedores que surfavam no teto da linha Boqueirão foram detidos e levados à Central de Flagrantes. Eles entraram sem pagar passagem, pelo alçapão do veículo, e estavam assustando os passageiros, além de quebrarem uma porta do ônibus.
Nesta segunda-feira (5), PM e GM devem divulgar o balanço de prisões e estragos causados por torcedores de Atlético e Coritiba.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião