Em apenas uma semana de inscrições abertas, pelo menos 1.500 nadadores já garantiram presença na disputa da Travessia dos Fortes, no próximo dia 20 de novembro. A competição é a mais conhecida prova de Maratona Aquática do calendário esportivo brasileiro e, em sua quinta edição, integra o calendário de eventos preparatórios para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
O percurso, como o próprio nome diz, vai do Forte de Copacabana, no Posto Seis, ao Forte Duque de Caxias, no Leme, com aproximadamente 3.800 metros. Serão distribuídos R$ 47 mil em prêmios para os cinco primeiros colocados no masculino e no feminino. A inscriçã é gratuita e pode ser feita no hot site do evento. As inscrições estão abertas até o dia 13 de novembro, mas podem ser encerradas antes, se for atingido o número máximo de 4.200 inscritos. Quem não possui acesso à internet pode fazer sua inscrição na sede da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (Rua Prof. Eurico Rabelo, s/n Portão 18 - Parque Aquático Julio De Lamare, Maracanã) e da Federação Aquática do Rio de Janeiro (Rua Santa Luzia, no 799 salas 201 a 203, Centro).
Para participar da Travessia dos Fortes o atleta deve ter mais de 13 anos de idade, mas caso seja menor de 18 anos é imprescindível a assinatura dos pais ou representante legal no Termo de Responsabilidade constante do Formulário de Inscrição.
A Travessia dos Fortes foi realizada pela primeira vez em 2001, com 700 nadadores, e hoje está limitada à participação de 4.200 competidores. Em 2005, o duelo entre Luiz Lima e Rafael Gonçalves, os maiores vencedores da prova, já está confirmado. O alto nível da competição se reforça a cada ano e também está presente na disputa feminina. Em 2004, a vencedora foi Monique Ferreira, finalista nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 na prova de 4x200m livre. Para a prova de 2005 já estão inscritas as nadadoras Luiza Pais da Costa, integrante da seleção brasileira juvenil de maratonas aquáticas e campeã niteroiense neste esporte, e Marcella Amar, integrante da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos 2003, especialista no estilo borboleta.
A prova será dividida em duas provas masculina e feminina, com largadas em horários diferentes: a classe elite, para atletas de ponta, e para atletas de outras 17 classes. Os nadadores da classe elite masculino e feminino serão definidos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), de acordo com o ranking nacional de Maratonas Aquáticas. Como nos anos anteriores, a prova também está aberta a portadores de necessidades especiais.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia