A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou a lista dos atletas de elite que participarão da Travessia dos Fortes 2005, neste domingo, dia 20, a partir das 9h30, na Praia de Copacabana. A mais importante prova de Maratonas Aquáticas do país terá quatro mil inscritos, porém, 60 homens e 50 mulheres foram indicados, de acordo com o ranking de Maratonas Aquáticas da CBDA e com participações anteriores na Travessia, para formar o pelotão de elite da prova. Os demais participantes das categorias masculina e feminina serão distribuídos em 17 classes, divididas por faixa etária.
No masculino, os primeiros colocados do ranking da CBDA estão confirmados entre os atletas de elite: Guilherme Bier, Carlos Aduardo Pavão, Luis Eduardo Santana e Allan Lopes. Guilherme Bier é pentacampeão brasileiro na modalidade.
No feminino, as primeiras colocadas do ranking também estão inscritas: Maria da Penha Cruz, Pamela Barbosa Engel, Natalia Iakovleva e Mariana Machado. Maria da Penha Cruz lidera o ranking da CBDA após ter vencido sete das 12 etapas do Circuito Brasileiro deste ano.
Além dos especialistas em provas em águas abertas, outros atletas com destaque em provas de piscinas, com participação em Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, também integrarão o pelotão de elite da prova. É o caso de Luiz Lima, vencedor das últimas três edições da Travessia dos Fortes. Lima foi 12° colocado nos 1500m rasos nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96 e medalhista de ouro nos 400m livre dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-99, mas já pensa em se dedicar exclusivamente às provas de Maratonas Aquáticas, agora que a modalidade entrou no Programa Olímpico.
- Não me considero o favorito, mas vou fazer de tudo para ganhar mais uma vez a Travessia dos Fortes. Os atletas que treinam constantemente no mar levam vantagem - disse Luiz Lima.
A prova feminina do ano passado também foi vencida por uma nadadora de destaque nas piscinas, a carioca Monique Ferreira, finalista nos Jogos Olímpicos de Atenas na prova de 4x200m livre:
- Apesar de não ser uma especialista, eu me posiciono muito bem em uma prova em águas abertas e mantenho um ritmo forte até o final. Estou confiante - afirmou Monique.