O grid de largada de uma das mais tradicionais corridas do mundo começa a ser definido nesta quarta-feira. A primeira sessão de treinos livres das 24 Horas de Le Mans tem início às 15h (Brasília) e segue até às 19h. O pole position será conhecido depois da segunda sessão (com encerramento previsto para quinta-feira). A prova será neste sábado, às 11h, no histórico circuito francês. O Brasil será representado por três pilotos: Christian Fittipaldi, Jaime Melo e Thomas Erdos.
Entre os pilotos que vão disputar a prova francesa estão Jacques Villeneuve, Marc Gene, Tom Kristensen, Pedro Lamy, Stefan Johansson, Sébastien Bourdais e Nicolas Prost filho do tetracampeão de Fórmula-1 Alain Prost. Tom Kristensen, que vai guiar um Audi R10 da equipe Sport North America, tenta aumentar o seu recorde de vitórias. Em dez participações, o piloto ganhou sete vezes a prova. Até 2005 o Mister Le Mans era Jack Ickx com seis primeiros lugares.
Entre os principais destaques na edição deste ano está a briga dos carros da Audi e da Peugeot ambos utilizam a revolucionária tecnologia diesel. O modelo 908 HDI FAP da Peugeot, que venceu as duas primeiras corridas do campeonato da Le Mans Series, foi o mais veloz nos primeiros treinos livres com Sébastien Bourdais.
Já a Audi, vencedora de seis das últimas sete edições, aposta na resistência para repetir a dose e conquistar mais um triunfo com o modelo R10 primeiro carro diesel a ganhar as 24 Horas de Le Mans. Correndo por fora, as equipes particulares Pescarolo Sport, Creation, Courage Competition, Charouz Racing System, Chamberlain, Rollcentre Racing, Swiss Spirit e Racing For Holland BV tentam surpreender na categoria LMP1.
Circuito Histórico
O circuito de Le Mans sediou a primeira corrida do mundo a receber o nome "Grande Prêmio". Foi em 1906, e o vencedor foi o húngaro Ferenc Szisz. A prova surgiu em 1923, inicialmente com o nome "Grand Prix de Endurance du Mans" mas já com a duração que a tornaria famosa. Ganhou importância e, em pouco tempo, passou a atrair pilotos profissionais e amadores de todos os tempos.
Apesar de não fazer parte do calendário da Le Mans Series, as 24 Horas contam com a participação das equipes do campeonato que nesta temporada terá a etapa de encerramento em novembro em Interlagos, com a Mil Milhas Brasil.
Assim como a Le Mans Series a prova de 24 Horas é dividida em quatro categorias: LMP-1: Protótipos abertos ou fechados com peso mínimo de 925Kg, motores de até 6000cc e potência de 760 cavalos; LMP-2: Protótipos abertos ou fechados com peso mínimo de 775 Kg, motores de até 4000cc e potência de 550 cavalos; GT-1: Carros de Gran-Turismo com peso de 1.125Kg, motores de até 8000 cc e potência de 650 cavalos; GT-2: Carros de Gran-Turismo com peso de 1.225Kg, motores de até 8000 cc e potência de 500 cavalos.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp