Já se vão quase três anos desde que Ricardinho e a seleção brasileira de vôlei tomaram caminhos diferentes. Nesta segunda-feira, contudo, o técnico Bernardinho deu um passo concreto para a reaproximação. O treinador incluiu o levantador de 34 anos na pré-lista de 22 nomes para a disputa da Liga Mundial, que começa em junho. Como ainda haverá cortes, a inclusão do nome não significa garantia de retorno do atleta, que foi afastado da seleção às vésperas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, por problemas de relacionamento no grupo.
Até o dia 30 de abril, a lista será reduzida para os 19 nomes que serão inscritos na competição. Só depois disso, Bernardinho começará a fazer as convocações para os treinos. O Brasil está no grupo A, ao lado de Bulgária, Holanda e Coreia. A estreia será no dia 4 de junho, contra os búlgaros, em Uberlândia.
A pré-convocação inclui outros três levantadores: Bruninho - filho de Bernardinho e atual titular da seleção -, Marlon e Sandro. Também na lista estão jogadores veteranos que estavam no grupo de 2007. É o caso de Giba, alvo de críticas de Ricardo após o episódio do corte.
Não é a primeira vez desde então que o nome de Ricardinho entra numa pré-lista. Ainda em 2007, três meses após a confusão, Bernardinho convocou o jogador para a Copa do Mundo, mas condicionou sua permanência no grupo a um pedido público de desculpas, o que não acabou não acontecendo. Ao contrário: a partir daquele momento, atleta e seleção se separaram de forma drástica, com direito a declarações cheias de mágoa.
Confira abaixo a pré-lista completa divulgada por Bernardinho nesta segunda:
Bruninho - levantador (Florianópolis) Dante - ponteiro (Dínamo de Moscou-RUS) Éder - meio de rede (Florianópolis) Lorena - oposto (Montes Claros) Giba - ponteiro (Pinheiros) João Paulo Bravo - ponteiro (Piacenza-ITA) João Paulo Tavares - oposto (Panasonic-JAP) Leandro Vissotto - oposto (Trentino Volley-ITA) Lucão - meio de rede (Florianópolis) Marlon - levantador (Brasil Vôlei) Mário Júnior - líbero (Florianópolis) Maurício - ponteiro (Minas) Murilo - ponteiro (Sesi) Ricardinho - levantador (Sisley Volley-ITA) Rodrigão - meio de rede (Pinheiros) Sandro - levantador (Cruzeiro) Serginho - líbero (Brasil Vôlei) Sidão - meio de rede (Sesi) Théo - oposto (Santory Sunbirds-JAP) Thiago Barth - meio de rede (Sesi) Thiago Alves - ponteiro (Florianópolis) Wallace - oposto (Cruzeiro)
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião