Após a eliminação do Paraná na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, diante do Grêmio, três pratas da casa serão integrados à equipe profissional do Tricolor.
Destaques da campanha da equipe, o zagueiro Renan, o meia Alex Brilhante e o atacante Yan Philippe serão os primeiros a se apresentarem ao elenco principal, sob as ordens do técnico Luciano Gusso. A ideia inicial da comissão técnica, entretanto, é de que as jovens promessas passem por um período de adaptação, evitando assim pressão excessiva sobre eles.
"Em um ano, um ano e meio, queremos que eles tenham a condição dos demais atletas da base que já estão no profissional, como o [atacante] Carlinhos. Sem a pressão de jogar", afirma o superintendente de futebol, Marcelo Nardi.
Neste caso, os garotos que disputaram a Copinha juntam-se ao lateral direito Neto, ao zagueiro Bianor, ao meia Lucas Pará e ao atacante Diogo, outros atletas da base que já treinam entre os profissionais. Nada impede, porém, que o bom desempenho nos treinamentos renda uma vaga aos meninos no time principal já durante o Paranaense Estadual. O Tricolor estreia na competição no dia 31 de janeiro, contra o Prudentópolis, na Vila Capanema.
"Óbvio que, se estes jogadores se destacarem, irão ficar à disposição do treinador. A intenção é melhorar o elenco. Eles vão treinar junto [aos profissionais] e no segundo semestre poderão ser utilizados também no Paranaense sub-23", complementa Nardi, em referência ao torneio criado neste ano pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).
A tendência é de que mais nomes do Ninho da Gralha apareçam entre os profissionais nos próximos meses, como revela Leonardo Oliveira, diretor de planejamento da base paranista.
"Outros quatro atletas [que disputaram a Copinha] devem cumprir seus períodos de férias, de 15 dias, e posteriormente iniciar o processo de adaptação ao time profissional também", explica Oliveira.