Em apenas um dia o Keltek/São José ganhou três partidas, fez 60 pontos sem sofrer uma cesta sequer e garantiu antecipadamente a classificação aos playoffs do Nacional realizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). E isso tudo sem sair do ônibus que levava a equipe para Araraquara, interior de São Paulo, onde hoje à noite, curiosamente, o time de São José dos Pinhais entrará apenas pela segunda vez em quadra no Brasileiro, para enfrentar o Uniara.
A confusão é explicada: ontem a CBB aplicou W.O. em todos os jogos que contavam com a participação do Grajaú, do Rio de Janeiro, e Winner/Limeira, de São Paulo. As duas equipes também ganharam na Justiça o direito de participar do Nacional, em decisão dada há duas semanas, mas desistiram na última hora.
Assim, o grupo C, formado apenas pelos seis renegados que estavam proibidos de atuar na Liga Nacional pela CBB por também serem filiados à Nossa Liga (NLB) só servirá para definir a ordem à fase final. Para se tirar quatro classificados da chave, pelas desistências, há quatro equipes na disputa.
O Keltek já esperava a notícia. No sábado, o time paranaense havia vencido os cariocas por 20 a 0 sem ter de entrar em quadra, em outro W.O. Agora, a direção do clube pretende modificar as datas das oitavas-de-final da NLB, que coincidem com os jogos da CBB.
"Nós estamos prontos para disputar os dois títulos. Até contratamos mais quatro atletas quando soubemos que poderíamos participar também do Nacional", explica Renato Santana, supervisor da equipe paranaense.
Em princípio, seriam cinco datas em colisão: 25, 28 e 30 de abril e 4 e 5 de maio. Mas mesmo que consiga a mudança, o time está ciente da maratona que se propôs a realizar.
O começo será na sexta-feira, quando o Keltek jogará fora a primeira partida das oitavas da NLB, contra o perdedor de Saldanha da Gama e Hebraica as equipes se enfrentam hoje e amanhã. No sábado, as atenções se voltam outra vez para a CBB, em São José do Pinhais, na partida contra a Ulbra. Domingo, e possivelmente segunda-feira, também na região metropolitana de Curitiba, a conclusão dos playoffs da Nossa Liga. E na terça, no Rio de Janeiro, pela CBB, o jogo com Telemar. No balanço, cinco jogos, em cinco dias, por duas competições e em três locais diferentes.
Nesse ponto, deverá ser retomada a batalha judicial entre os clubes e a Confederação Brasileira. Com o aumento das viagens, haverá também aumento dos custos. E, embora os clubes que entraram atrasados no Nacional esperem o cheque de R$ 20 mil para ajuda de custo da CBB, ele não virá.
O motivo é que o dinheiro referente aos direitos de transmissão das partidas pelo Sportv já foi dividido em dezembro do ano passado, quando os grupos A e B iniciaram a competição.
Enganou-se quem pensou que a queda-de-braço havia chegado ao fim.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião