O espanhol Marc Coma venceu nesta segunda-feira a segunda etapa do Rally Dakar entre as motos e assumiu a liderança geral da categoria, ultrapassando o chileno Francisco López, então primeiro colocado. Entre os carros, a vitória foi do catariano Nasser Al-Attiyah, ainda o sexto na somatória das duas primeiras etapas. Ambos defendem os títulos conquistados em 2011.
A etapa desta segunda-feira teve 295 quilômetros de especial, entre as cidades de Santa Rosa de La Pampa e San Rafael, ambas na Argentina, além de 486 km de deslocamento.
Entre as motos, o tricampeão Marc Coma tem 2min30s de vantagem sobre o chileno López. Em terceiro aparece o seu principal adversário, o francês Cyril Despres, que está 2min52s atrás do líder. O melhor brasileiro é Felipe Zonol, o 15.º colocado, com o tempo acumulado de 3h57min34s. Nesta segunda-feira, ele foi o 16.º mais rápido na segunda etapa, completada por ele 3h21min42s. José Hélio Rodrigues aparece em 21.º - foi o 24.º mais rápido no dia.
Entre os carros, a liderança é dos franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que chegaram na segunda colocação da etapa desta segunda-feira. Peterhansel, que acumula nove título do Rally Dakar (seis nos carros, três nas motos), tem 2min28 de vantagem sobre Gordon e Cambell, dos EUA, e 8min47 para o catariano Al-Attiyah sexto colocado com o navegador Lucas Cruz, da Espanha.
Os brasileiros mais bem colocados são o piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad. A dupla assumiu a sétima colocação na classificação geral dos carros ao completar esta segunda etapa em 2h57min15s, quase dez minutos atrás dos mais rápidos do dia, Al-Attiyah e Cruz, que cravaram 2h47min18s. Jean Azevedo e Emerson Cavassin estão em 16.º, mesma posição de chegada deles nesta segunda.
Entre os caminhões, o trio formado por Gerard de Rooy (Holanda), Darek Rodewald (Holanda) e Tom Colsoul (Bélgica) lidera com mais de cinco minutos de diferença sobre os segundos colocados. O caminhão pilotado pelo brasileiro André Azevedo, com Maykel Justo e Jaromir Martinec (República Checa) está em 14.º, mesma posição de chegada na segunda etapa. Já nos quadriciclos o primeiro colocado é o uruguaio La Fuente. Nenhum brasileiro disputa a categoria.
Na terça-feira, o Rally Dacar deixa San Rafael e segue para San Juan, para 208km de especial e 293km de deslocamento.
MAIS MORTES - Nesta segunda-feira, o número de mortes diretamente relacionadas ao Rally chegou a três. Um ultraleve que acompanhava o evento caiu e causou a morte do seu piloto, Luis Marcelo Soldavini, de 37 anos, e seu filho Tomás, de 11. No domingo, já havia falecido o piloto argentino de moto Martínez Boero, após um acidente.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião