Tricampeão mundial de surfe, o norte-americano Andy Irons morreu ontem. Ele tinha 32 anos e ocupava o 16.º lugar no ranking da atual temporada, na qual chegou a vencer a quinta etapa, disputada em setembro, na Polinésia. No fim do dia, uma nota oficial da Billabong, patrocinadora do atleta, confirmou que a causa do falecimento foi dengue.
Irons foi a Porto Rico para a disputa da penúltima etapa da temporada. Mas, como passou mal, optou por não competir. Quando voltava para casa, no Havaí, acabou morrendo. Ele foi encontrado caído em um quarto de hotel na cidade de Dallas. A família divulgou um comunicado no qual agradece o apoio dos amigos e fãs, mas pede privacidade a esposa dele está grávida de oito meses, esperando o segundo filho do casal.
Natural do Havaí, Irons escreveu seu nome na história do surfe. Conquistou o título mundial em 2002, 2003 e 2004, tendo sido campeão de 19 etapas do circuito na carreira. Depois de ficar um ano afastado, ele retornou neste ano, mostrando empolgação para voltar a figurar entre os melhores do ranking. Era considerado um dos grandes rivais do também norte-americano Kelly Slater, considerado o maior surfista da história.