Mesmo entrando na última rodada do grupo 5 atrás do Real Potosí nos critérios de desempate, a ordem no Paraná é esquecer o jogo dos bolivianos com o Flamengo, que será disputado hoje no Maracanã ao mesmo tempo em que o Tricolor estiver enfrentando o Unión Maracaibo-VEN na Vila Capanema. As duas partidas que vão decidir o segundo classificado do grupo 5 para as oitavas-de-final da Libertadores estão marcadas para as 21h45.
Empatado com o Potosí em quase todos os critérios só perde por 8 a 7 nos gols marcados , o motivo da confiança paranista é saber que, contra um adversário mais frágil, só precisa conquistar um resultado melhor do que o concorrente direto. Ou seja: mesmo que o Potosí surpreenda e ganhe do Fla por um gol de diferença, bastaria fazer dois sobre o lanterna venezuelano.
"Então temos de aproveitar todas as oportunidades que surgirem e não deixá-los criar nenhuma, até porque um placar elástico pode garantir a nossa vaga sem depender em nada do outro jogo", disse o centroavante Josiel.
Vencer bem seria uma medida preventiva do Tricolor. Afinal, é difícil encontrar alguém fora os potosinos, é claro que confie, antes de a bola rolar, numa vitória boliviana sobre o Flamengo, que ainda disputa com o Santos o título de melhor campanha geral.
Assim, também existem possibilidades de o Paraná passar às oitavas-de-final mesmo sem vencer o Maracaibo. Até se perder e o Potosí for derrotado por uma margem maior. Ou se empatar fazendo mais gols que o concorrente direto pois tem a vantagem de ter marcado mais fora de casa, o último critério de desempate.
Mas somar três pontos e melhorar o saldo são fundamentais em outra missão: evitar ser o pior entre os segundos colocados e pegar um adversário teoricamente menos difícil na próxima fase.
A probabilidade maior é de o último entre o grupo dos segundos enfrentar o Santos, que deve confirmar a melhor campanha. Já o penúltimo deve encarar o Flamengo. Caso o Paraná consiga uma posição melhor, a lista dos prováveis adversários conta com São Paulo e os mexicanos América, Necaxa e Toluca (veja no quadro ao lado a situação do Tricolor perante os outros sete grupos).
"Poderíamos estar numa situação um pouco melhor, mas o importante é conseguir a classificação. Depois não podemos ficar escolhendo", disse o volante e capitão Beto, adotando o discurso padrão. No entanto, nos bastidores da Vila Capanema duas coisas pelo menos estão claras: se não seria nada bom pegar o Santos, o Flamengo é visto como um adversário pelo qual o time tem condições de passar.
* * * * *
Em CuritibaParaná x Unión Maracaibo
ParanáFlávio; Alex, Daniel Marques, Neguette e Egídio; Xaves, Beto, Gerson e Dinélson; Vinícius Pacheco e Josiel. Técnico: Zetti.
Unión MaracaiboSanhouse, Martínez, Fuenmayor, Rafael Mea Vitali e Machado; Vallenilla, Fernández, Miguel Mea Vitali e Figueroa; Ballesteros e Cásseres. Técnico: Jorge Pellicer.
Estádio: Vila Capanema. Horário: 21h45. Árbitro: Juan Pablo Pompei (ARG). Auxiliares: Saúl Laverni (ARG) e Roberto Reta (ARG).
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou