Enquanto o Manchester United tira cerca de 20% de seu faturamento total por temporada com transações pela internet, como produtos licenciados e venda de ingressos, os clubes brasileiros ainda não conseguem explorar da mesma forma este filão mercadológico. As explicações para isso são diversas. Mas, a principal delas, apontadas por Atlético, Coritiba e Paraná, é que sites de grandes clubes do exterior contam com um aparato tecnológico de ponta, capaz de aglutinar no mesmo produto o maior número de mídias possíveis.
"Estamos longe do que se faz na Europa, por exemplo. Lá os sites são completos, com acervo do histórico do clube. Os clubes da Inglaterra são os melhores exemplos. Eles têm material de vídeo de ampla qualidade e áudios exclusivos", explica Nelson Fanaya Filho, coordenador de marketing do Atlético Paranaense.
A força virtual dos clubes ingleses, citada por Fanaya, reflete no levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo na semana passada. Os números mostraram que o Manchester United aglutinou em quantidade de internautas o mesmo número de 29 times brasileiros juntos mensalmente. No mês de agosto, os ingleses tiveram um tráfego diário em seu site oficial de 1,7 milhão de visitantes únicos. O Real Madrid, de Kaká e Cristiano Ronaldo, vem na sequência com 1,6 milhão.
Expressão mundial
Outro fator apontado para o fracasso virtual dos clubes brasileiros é a concorrência mundial. Com torcedores-consumidores espalhados pelo planeta, a fatia nacional fica cada vez mais apertada no mercado. "Estamos procurando divulgar o trabalho do clube em outras línguas para ampliar mercado. É uma tentativa que pode dar certo. O Internacional lançou a versão do site em japonês. Vamos explorar outros mercados. A primeira medida foi lançar a versão da página em italiano", lembra, Adriano Rattmann, da assessoria de imprensa do Coritiba.
O Colorado gaúcho já prioriza canais interativos e de serviços, como venda de ingressos. O Inter ocupa a terceira posição no país com 160 mil visitantes dia.
Clubes paranaenses ainda engatinham
No Brasil, o Corinthians lidera o ranking com 290 mil visitantes. Palmeiras vem segundo com 220 mil. O Atlético-PR é o 12º da lista com 39 mil acessos/ dia. O Coritiba aparece duas posições abaixo, com 32 mil acessos/dia. O Paraná é 25º do país 10 mil acesso/dia. O desempenho do Tricolor ficou abaixo do Barueri. 24º, com 11 mil acesso/dia. Além da falta investimentos, os clubes brasileiros também enfrentam a concorrência de sites de torcedores.
"O site do Paraná Clube é uma fonte oficial de notícia. Esse é o caminho que adotamos. Procuramos abastecer ao máximo de notícias para que o torcedor acesse o nosso conteúdo mais vezes", afirma o assessor de imprensa do Tricolor, Greyson Assunção.
Futuro
Além de rechear as páginas com notícias oficiais, o Atlético apresenta outra fórmula de estreitar o relacionamento virtual com o torcedor. A partir de 2010, o clube deve criar na página um espaço restrito aos sócios, com promoções e conteúdos exclusivos. Além de disponibilizar a venda de produtos do Rubro-Negro pelo internet. "É nisso que grandes clubes têm o faturamento. Na venda de camisas e materiais do clube. Também queremos chegar ao torcedor via sites de relacionamentos, como o Orkut e Twitter", finalizou o coordenador de marketing do Furacão.
Confira a lista dos 29 times brasileiros (*mês - agosto/2009 - usuários diários).
1 - Corinthians - 290 mil
2 - Palmeiras - 220 mil
3 - Internacional - 160 mil
4 - Flamengo - 150 mil
5 - Vasco - 110 mil
6 - Cruzeiro - 93 mil
7 - São Paulo - 93 mil
8 - Grêmio - 90 mil
9 - Fluminense - 63 mil
10 - Atlético-MG - 62 mil
11- Bahia -39 mil
12 - Atlético-PR - 39 mil
13 - Santa Cruz -33 mil
14 - Coritiba - 32 mil
15 - Vitória - 27 mil
16 - Sport -25 mil
17 - Goiás - 22 mil
18 - Avaí -22 mil
19 - Botafogo -17 mil
20 - Fortaleza -15 mil
21 - Ceará -14 mil
22 - Figueirense -14 mil
23 - Náutico - 13 mil
24 - Barueri - 11 mil
25 - Paraná - 10 mil
*Fonte: Folha de S.Paulo
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