Grupo da morte apimenta Eurocopa 2012
Foto: Liu Jin/AFP
A competição europeia será realizada conjuntamente por Polônia e Ucrânia entre 8 de junho e 1º de julho. A grande expectativa para a primeira fase do torneio é a concorrência pesada no grupo da morte. Alemanha, Holanda, Portugal e Dinamarca medem forças na chave B. Apesar do favoritismo dos germânicos e dos vice-campeões mundiais, não é possível antecipar a definição da chave. Os outros grupos são: A (Polônia, Grécia, Rússia e República Tcheca); C (Espanha, Itália, Irlanda e Croácia); D (Ucrânia, Suécia, França e Inglaterra). Será a última edição com 16 equipes. A partir de 2016, na França, serão 24 seleções na fase principal. Atual campeã da Euro e da Copa do Mundo, a Espanha, do meia Xavi (foto), é a seleção a ser batida. Mas historicamente a competição se coloca como um campo fértil para as temidas zebras, como a campeã Grécia em 2004.
Futebol europeu
Foto: Toru Hanai /Reuters
A fase mais emocionante da Liga dos Campeões ficou para 2012. Em fevereiro e março serão disputadas as oitavas de final da competição. O Barcelona, do craque Messi (foto), tem o alemão Bayer Leverkusen pela frente, enquanto o Real Madrid pega o russo CSKA Moscou. Os outros confrontos são: Milan x Arsenal, Lyon x Apoel, Napoli x Chelsea, Bayern de Munique x Basel, Benfica x Zenit e Olympique de Marselha x Inter de Milão. A final do torneio será em Munique, na Alemanha, dia 19 de maio.
AtléticoSérie B fora de casa
Foto: Walter Alves / Gazeta do Povo
Um ano de muitas mudanças. Para um time que conviveu com a Série A do Brasileiro por 16 anos seguidos, restará ao Atlético reerguer-se na Segunda Divisão em 2012. Isso fora da Arena da Baixada, que estará em obras até março de 2013 visando à Copa do Mundo de 2014. Caso ocorra um entendimento com o Coritiba, a nova casa será o Couto Pereira. Porém, antes de tentar voltar à elite nacional, o presidente Mario Celso Petraglia (foto) precisará liderar a montagem de uma nova equipe que empolgue já no Paranaense e evite o tricampeonato do rival. A estreia é no dia 22 de janeiro, contra o Londrina. Já no dia 7 de março o Atlético faz o primeiro jogo pela Copa do Brasil, contra o Sampaio Corrêa, em São Luís-MA. O torneio nacional é a única oportunidade de o Rubro-Negro conseguir disputar a Libertadores em 2013.
CoritibaPara superar 2011
Foto: Walter Alves / Gazeta do Povo
O ano que termina será fatalmente um parâmetro, dos mais altos, para o Coritiba em 2012. Com o título paranaense invicto, a final da Copa do Brasil e o recorde de vitórias consecutivas, será difícil repetir uma temporada tão boa. Mesmo assim, a diretoria tem feito a parte dela, mantendo grande parte do elenco e trazendo reforços pontuais. No papel, o time é melhor que o anterior e isso já torna o Alviverde favorito para o tri estadual e novamente um dos postulantes ao título da Copa do Brasil. A tão sonhada vaga na Libertadores, que esteve muito próxima em duas ocasiões nesta temporada, pode pintar, pois haverá uma chance a mais com a Copa Sul-Americana. Porém o técnico Marcelo Oliveira (foto) precisará tornar o time competitivo também fora do Couto Pereira. Esse será o ponto fundamental para ter um 2012 melhor que 2011.
ParanáDificuldade pelo caminho
Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
O ano tem tudo para ser o mais difícil da história do Paraná. Sem calendário até maio, o clube terá de administrar a difícil situação de disputar duas competições simultaneamente a Segunda Divisão do Brasileiro e a Séria Prata do Paranaense. Poucos jogadores, como o goleiro Thiago Rodrigues (foto), ficaram. A formação de um elenco numeroso terá de ser dosada com a dificuldade financeira para contratar. A possibilidade de o Tricolor firmar parcerias com outros clubes (Corinthians-PR é o principal interessado) é vista como alternativa. Mesmo em meio a tantos problemas, o novo presidente, Rubens Bohlen, promete profissionalizar o futebol e recolocar o clube nos trilhos. Se tiver êxito nesta complicada temporada, o Tricolor poderá ter um final de ano mais tranquilo em relação aos últimos.
Seleção de Mano à prova
Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
O futuro da seleção brasileira e do técnico Mano Menezes (foto) será delineado em 2012. Os testes de jogadores devem rarear e a cara da equipe vai tomar forma a partir dos Jogos Olímpicos. A promessa do treinador é fechar, a partir daí, a base do grupo com a qual pretende trabalhar. Os amistosos ainda não foram oficialmente definidos Egito e Suécia devem ser dois dos adversários. Para manter-se no cargo, Mano terá de mostrar evolução no time, que não emplacou contra oponentes mais expressivos. Kaká deve voltar a ser lembrado, assim como Ganso ambos recuperados de lesões. Na defesa, o zagueiro Dedé entra na briga por uma vaga como titular ao lado de Thiago Silva.
Libertadores
Foto: Paulo Whitaker/RT
Principal competição continental, a Libertadores começa no dia 25 de janeiro para dois times brasileiros. O Flamengo tenta se classificar à fase de grupos em dois duelos com o Real Potosí, da Bolívia. Já o Internacional terá de desbancar o Once Caldas, da Colômbia, para entrar na chave que tem o atual campeão Santos, de Neymar (foto). A fase de grupos começa em 8 de fevereiro, com outros três brasileiros: Corinthians, Vasco e Fluminense. As duas partidas decisivas estão marcadas para 27 de junho e 4 de julho.
Última chance
A Copa do Brasil despede-se de seu formato tradicional em 2012. A partir de 2013, a competição passa a contar com 16 times a mais, totalizando 80, e terá a participação das equipes que disputam a Libertadores. O Coritiba, atual vice-campeão, estreia diante do Nacional-AM. O Atlético tem pela frente na primeira fase o Sampaio Corrêa-MA. Além da dupla Atletiba, o estado será representado pelo Paraná, que estreia contra o Luverderse-MT, e o Operário, que jogará com o Juventude-RS.
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Davi Alcolumbre e Hugo Motta vão enterrar o PL da Anistia?
Deixe sua opinião