O técnico Ivo Wortmann até pensou em reeditar o 352 com meias ofensivos nas alas usado em 2001, na sua primeira passagem pelo Coritiba. Porém não sentiu os jogadores Pedro Ken e Carlinhos Paraíba à vontade para a função. A solução foi montar o time no 442 no primeiro treino tático do ano, ontem, no CT da Graciosa.
Com os goleiros Vanderlei e Edson Bastos jogando metade do tempo cada um, o restante da equipe foi formada por Adriano, Pereira, Felipe e Douglas Silva; Rodrigo Mancha, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba e Marlos; Marcos Aurélio e Keirrison.
As surpresas apareceram justamente nas laterais, ocupadas por Adriano e Douglas Silva. O meia, que veio do J. Malucelli, foi improvisado na direita por falta de opções. Após sentir uma lesão muscular, Márcio Gabriel apenas correu ao redor do gramado. Com dores no púbis, Rodrigo Heffner atuou pelo time reserva. Já Arílton, que deve mesmo ir para o Internacional, treinou separado. Do outro lado, Douglas, que havia se fixado como volante desde 2007, voltou à sua posição de origem.
"Vamos testar o Paraíba, o Marlos, o Marcos Aurélio e o Keirrison mais adiantados, com um volante de boa saída, o Pedro Ken. Com essa formação, precisamos de jogadores mais marcadores do que apoiadores nas laterais", afirmou Wortmann, explicando a opção por Douglas e dando a entender que, mesmo tendo utilizado Adriano ontem, optará mesmo por um lateral de ofício na direita. Porém, para levar adiante essa escalação, ele espera dos jogadores ofensivos "mais comprometimento com a recomposição e a pressão na saída de bola adversária."
No gol, segue o mistério sobre quem começará a temporada como titular. Situação que continuará no amistoso de sábado contra o Fluminense, no Couto Pereira. "Vai jogar meio tempo cada um. Depois conversarei com o Marcelo (Giacomelli, preparador de goleiros), mas a decisão será minha", adiantou o técnico.
* * * * * *
Interatividade
Qual é a formação ideal do seu time para começar a temporada 2009?
Escreva para arquibancada@gazetadopovo.com.br ou deixe o seu comentário abaixo.
As cartas selecionadas serão publicadas na Gazeta Esportiva.