Veja como está a disputa para permanecer na Série B. Um desses times abaixo vai cair para a Terceirona
Barueri
11º colocado, 47 ptsABC (c), Criciúma (f), Salgueiro (c).
ABC
12º colocado, 47 ptsBarueri (f), Ponte Preta (f), Americana (c).
Guarani
13º colocado, 46 ptsParaná (f), Salgueiro (f), Goiás (c).
Paraná
14º colocado, 46 ptsGuarani (c), Sport (f), Bragantino (c).
São Caetano
15º colocado, 44 ptsNáutico (c), Vitória (f), Criciúma (c).
Icasa
16º colocado, 43 ptsSalgueiro (c), Goiás (f), Portuguesa (c).
ASA
17º colocado, 42 ptsDuque de Caxias (c), Bragantino (f), Vitória (c).
O jogo diante do Guarani, sábado, às 17 horas, na Vila Capanema, é encarado pelo elenco do Paraná como uma decisão de campeonato. Além de derrubar o tabu de não ter vencido clubes paulistas na Série B deste ano - em 11 jogos, foram quatro empates e sete derrotas -, um triunfo diante da torcida pode confirmar matematicamente a permanência do Tricolor na Segundona.
Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, 49 pontos evitariam matematicamente o rebaixamento de um time à Série C. O Paraná soma 46, na 14ª posição. Portanto. uma vitória diante do Bugre(13º), que tem a mesma pontuação, seria o suficiente para o time do técnico Guilherme Macuglia.
"A situação do Paraná está controlada. Tem apenas 2% de risco de queda", garante o matemático.
Além do Guarani, estão abaixo do Tricolor na tabela o São Caetano (15º, com 43 pontos), Icasa (16º, com 43 pontos)e ASA( 17º, com 42 pontos).
De acordo com o matemático, como Duque de Caxias, Salgueiro e Vila Nova já estão rebaixados, a vaga restante na zona da degola deve ficar mesmo com Icasa ou ASA. "Mesmo que eles ganhem na próxima rodada, ambos terão de tirar vantagem dos rivais restando duas rodadas. Um deles não escapa", calcula Garcia.
Apesar da matemática favorável, o técnico Guilherme Macuglia planeja um desfecho com vitórias da participação paranista da Série B. "Não vamos nos acomodar e precisamos terminar em uma posição honrosa", disse após o empate por 1 a 1 com o ABC, em Natal.
Há cinco jogos sem vitória paranista na competição, o meia-atacante Dinélson concorda com o treinador e fala em resolver a situação diante do Guarani. "Está meio complicado, se a gente escorregar pode complicar. Mas não estou pensando em ASA, Icasa. Estou pensando no Guarani, que enfrentamos no sábado, e na nossa situação."
Se não vencer, o Paraná precisará somar pontos diante do Sport (em Recife) e Bragantino (em Curitiba), duas equipes que estão na luta pelo acesso.
Deixe sua opinião