Um gol da Geórgia no último minuto parecia ter adiado o sonho da Ucrânia de garantir antecipadamente a vaga para a Copa do Mundo de 2006. Mas os ucranianos não precisaram esperar muito. Pouco depois, no complemento da rodada deste sábado das Eliminatórias européias, o empate entre Turquia e Dinamarca garantiu a histórica classificação da Ucrânia ao seu primeiro Mundial. A seleção de Shevchenko é a primeira européia a garantir em campo seu lugar na Copa da Alemanha.
Os ucranianos carimbariam o passaporte com a vitória sobre a Geórgia, fora de casa. E saíram na frente, com um gol de Rotan, aos 44 minutos do primeiro tempo. Mas Gakhokidze empatou aos 44 da etapa final e esfriou a festa. Com 24 pontos no grupo 2, a Ucrânia só ficaria com a vaga se a Turquia não ganhasse da Dinamarca, em Istambul.
E foi também um gol no último minuto que pôs a Ucrânia na Copa. Claus Jensen abriu o placar para a Dinamarca, aos 41 do primeiro tempo. Okan, aos três, e Tümer, aos 36, viraram para a Turquia, mas Larsen marcou aos 45 da etapa final, fazendo 2 a 2. O resultado deixou os turcos com 17 pontos, a duas rodadas do fim das Eliminatórias, sem chances de alcançar a líder Ukrânia. A Grécia, terceira colocada, com 15, tem um jogo a menos e pode até empatar em pontos com a Ucrânia, mas não consegue a liderança por causa do primeiro critério de desempate, confronto direto.
Turquia, Grécia e Dinamarca (quarta colocada, com 13 pontos) brigarão pelo segundo lugar do grupo, que garante vaga na repescagem ou mesmo na Copa (os dois melhores vice-líderes entre os oito grupos se classificam diretamente). Quarta-feira, a Turquia enfrenta a Ucrânia fora de casa, a Grécia pega o Kazaquistão, também no campo do adversário, e a Dinamarca recebe a Geórgia.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião