Jeruza Santos, Jhulia Karol e Terezinha Guilhermina comemoram com os guias o pódio triplo do Brasil nos 100| Foto: Buda Mendes / CPB

A Uefa - entidade que comanda o futebol europeu - anunciou nesta sexta-feira que abriu um processo disciplinar contra a Lazio em razão do comportamento racista dos seus torcedores durante uma partida da Liga Europa contra o Tottenham. O duelo foi disputado na quinta em Londres, no White Hart Lane, e terminou empatado por 0 a 0.

CARREGANDO :)

Os torcedores da Lazio teriam imitado macacos para insultar Jermain Defoe, Aaron Lennon e Andros Townsend. A partida foi acompanhada no estádio por Michel Platini, presidente da Uefa. O clube italiano foi acusado depois de a entidade receber os relatórios do árbitro Ovidiu Alin Hategan e do delegado da partida Adonis Procopiou.

O caso será analisado no dia 18 de outubro e a Lazio pode ser multada ou até mesmo ter que realizar partidas como mandante com os portões fechados. "A Uefa abriu um procedimento disciplinar contra a SS Lazio pela conduta imprópria dos torcedores do clube", disse o órgão responsável pela gestão do futebol europeu em um comunicado.

Publicidade

O técnico do Tottenham, Andre Villas-Boas, espera que a entidade gestora do futebol europeu tome medidas em relação ao caso. "A Uefa está muito ativa neste tipo de situação e nosso objetivo geral é chutar o racismo para fora do futebol", disse Villas-Boas. "Eu não posso apontar o dedo para qualquer pessoa porque eu não ouvi nada. São as autoridades que devem realizar qualquer tipo de investigação".

ChelseaO Chelsea pediu para a polícia investigar ofensas racistas dirigidas ao meio-campista John Obi Mikel pelo seu perfil no Twitter. Comentários racistas foram enviados para Mikel após o jogador nigeriano cometer uma falha que originou um gol da Juventus no empate por 2 a 2 com o Chelsea, que estreava na fase de grupos da Liga dos Campeões, quarta-feira. Mikel, que pediu desculpas pelo erro cometido na partida em Stamford Bridge, excluiu sua conta no Twitter.

"Estamos cientes de tweets racistas dirigidos a Mikel, que são totalmente inaceitáveis, nojentos e repugnantes", disse o Chelsea em um comunicado. "Informamos a polícia e apoiamos a tomada da ação mais forte possível".