Zurique - A Uefa lançará hoje na Liga Europa, a antiga Copa da Uefa, uma novidade que poderá facilitar muito a vida dos árbitros. Em todos os jogos desta fase de grupos da competição, que conta com 48 times, haverá quatro assistentes para os árbitros: os dois habituais, que ficam nas laterais do campo, e mais um atrás de cada gol.
A intenção de transformar o trio de arbitragem num quinteto é que os novos assistentes ajudem o árbitro em lances que ocorram dentro da área. Dizer se a bola ultrapassou ou não a linha de gol, se houve pênalti ou o jogador simulou e se houve falta num lance de bola parada são algumas das atribuições da dupla que ficará atrás dos gols.
A adoção de um quinteto de arbitragem tem como objetivo afastar os pedidos de utilização de recursos tecnológicos para tirar dúvidas em lances polêmicos. Fifa, Uefa e International Board (o órgão que avalia sugestões de mudanças nas regras do futebol) são contra a tecnologia. E, por isso, fizeram acordo para testar os quatro assistentes.
A Liga Europa tem 12 grupos de quatro equipes. Depois de seis rodadas, os dois primeiros colocados de cada chave passarão para a próxima fase, da qual também participarão os oito times que terminarem a primeira fase da Liga dos Campeões da Europa na terceira posição dos seus grupos ou seja, fora da disputa das oitavas.
Uma das atrações da primeira rodada da Liga Europa é o Benfica, que desembestou a fazer gols no Campeonato Português foram 14 em quatro rodadas, média de 3,5 por partida. O time do atacante Keirrison receberá o BATE Borisov, da Bielo-Rússia, no Estádio da Luz, em Lisboa.
Mas outros clubes de destaque no futebol europeu também estão na competição. O Ajax, por exemplo, estreia em casa contra o Timisoara (Romênia). A Roma, por outro lado, visita o Basel (Suíça).
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião