Um novo Coritiba entra em campo neste sábado, em jogo válido pela estréia alviverde na Série B do Campeonato Brasileiro. Fazendo uma comparação entre esse time e os onze titulares que entraram em campo no dia 4 de dezembro de 2005, contra o Internacional no Estádio Couto Pereira, as diferenças são consideráveis.
A primeira delas, e a principal, é o campeonato que está em disputa. Naquele jogo de 2005 o alviverde derrotou por 1 a 0 o time que terminaria a disputa como vice-campeão da Série A. Já em 2006, o Coxa estréia contra o Remo, atual campeão da Série C, pela segunda divisão do Brasileirão.
Com o comando de Márcio Araújo, a escalação do Coxa para aquela partida foi a seguinte: Douglas, Batata, Anderson, Nascimento e Ricardinho; Peruíbe, Capixaba, Jackson e Caio; Alcimar (Humberto) e Renaldo (Tiago). De todos estes jogadores, apenas Ricardinho, Peruíbe, Jackson e Caio compõem o elenco deste ano.
O lateral-esquerdo Ricardinho que permaneceu na equipe por ter contrato de longa duração e o meia Jackson estão confirmados para a estréia desta sábado. Além deles, o volante Peruíbe também continua na equipe, só que agora é na reserva, e o meia-atacante Caio, que depois de três meses acertou sua permanência no Coritiba. Os outros - Douglas, Batata, Anderson, Nascimento, Capixaba, Alcimar e Renaldo foram dispensados.
Além deles, Egídio que ficou contundido por alguns meses e Eanes que foi contratado no meio do ano, mas que passou por uma lapidação durante a temporada também integravam o elenco.
De técnico novo, Estevam Soares, o time teve uma campanha irregular no Estadual deste ano. Com a contratação de seis reforços durante o 1.º trimestre, a diretoria espera ter montado um time competitivo para iniciar a Série B. As "coisas" ainda vão se acertando, por exemplo, nesta semana o nome de Capitão Hidalgo foi confirmado como diretor de futebol alviverde para dar continuidade na montagem do elenco.
O esquema tático é o mesmo do jogo contra o Internacional. Jogando no 4-4-2, o time base de 2006, ou pelo menos o que começa as disputas, será formado por: Kleber, Andrézinho, Henrique, Índio e Ricardinho; Egídio, Luciano Santos, Jackson e Fábio Pinto; Eanes e Willian.
Destes jogadores, Kleber e Índio foram contratados no início do ano. Andrézinho, Luciano Santos, Fábio Pinto e Willian chegaram após o Paranaense e Henrique é revelação das categorias de base. O meia-atacante Caio ainda busca a forma física ideal e o goleiro Artur, melhor jogador da temporada, se recupera de uma lesão no rosto.
Restam ainda como promessas os jogadores Renan, Pedro Ken que está servindo à Seleção Brasileira sub-20, Marlus, Mancha e Anderson Gomes, todos pratas-da-casa. Além deles, o jovem Keirrison, de apenas 17 anos, se recupera de uma lesão e deve voltar aos gramados no mês de setembro.
Vinte times começam disputas pelo título da Série B
Coxa começa caminhada de volta à elite do Brasileirão
Três campeões brasileiros no caminho do Coritiba
Coritiba aposta nos reforços para começar vencendo
Confira quais são os 20 times que disputam a Série B
INTERATIVIDADE
Torcedor, você acha que seu time começa melhor ou pior que em 2005? Participe do Fórum da GPol
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião