Zurique (AE) – Ronaldinho Gaúcho deve acabar o ano com mais um prêmio. Ontem, a Fifa anunciou que ele, o camaronês Samuel Eto’o (Barcelona) e o inglês Frank Lampard (Chelsea) são os finalistas da votação que elegerá o melhor jogador do mundo em 2005. O Brasil também concorre no feminino: Marta disputa o prêmio com a alemã Brigit Prinz e a norte-americana Shannon Boxx. A cerimônia de entrega dos troféus será realizada no dia 19 de dezembro, em Zurique, na Suíça.

CARREGANDO :)

Ganhador no ano passado, Ronaldinho é o favorito disparado para ser eleito novamente. Na verdade, a Fifa já contabilizou os votos e sabe quem é o vencedor, mas para fazer mistério divulga o nome dos três mais votados e depois se esforça para evitar que a informação sobre o ganhador vaze antes da cerimônia.

Desde que ganhou o troféu em dezembro de 2004, Ronaldinho fez uma coleção de prêmios. Em agosto, foi eleito o melhor atacante da última Liga dos Campeões; em setembro, o Sindicato Mundial de Jogadores o elegeu o melhor do mundo; e segunda-feira recebeu em Paris a Bola de Ouro, troféu que a revista France Football oferece anualmente ao melhor jogador em atividade na Europa.

Publicidade

Colégio eleitoral

Na eleição da Fifa, votam os técnicos e capitães de seleções de todos os continentes. É proibido votar em jogador de sua própria seleção e cada um deve indicar os três melhores do mundo pela ordem. A pontuação é a seguinte: três pontos para voto para primeiro lugar, dois pontos para segundo e um ponto para terceiro.

Tradicionalmente, os jogadores brasileiros recebem votação maciça na África e na Ásia. Como acaba de ganhar o prêmio de melhor jogador da Europa e também é adorado na América do Sul, é praticamente certo que Ronaldinho foi o mais votado.

Calouros

Os outros concorrentes são calouros na briga pelo título de melhor jogador do mundo. Ano passado, Ronaldinho derrotou o ucraniano Shevchenko (Milan) e o francês Thierry Henry (Arsenal).

Publicidade

Caso se confirme a vitória do brasileiro, ele se tornará o segundo jogador a ganhar o prêmio em dois anos consecutivos. O primeiro foi Ronaldo, eleito em 1996 e 1997 – ganhou também em 2002 e é o maior vencedor junto com Zidane, o mais votado em 1998, 2000 e 2003.

Além de Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo, outros dois jogadores brasileiros já conquistaram o troféu da Fifa: Romário (1994) e Rivaldo (1999). Os outros vencedores foram: o alemão Lothar Matthaeus (1991), o holandês Marco van Basten (1992), o italiano Roberto Baggio (1993), o liberiano George Weah (1995) e o português Luís Figo (2001).