La Plata, Argentina - Milhares de uruguaios atravessarão o Rio da Prata no domingo (24). Dezesseis anos após sua última conquista, o Uruguai, ainda embalada pelo quarto lugar na Copa do Mundo de 2010, garantiu o lugar na decisão da Copa América da Argentina ao bater o Peru por 2 a 0, n a noite de terça-feira (19), em La Plata. A Celeste decidirá o torneio contra o ganhador de Paraguai e Venezuela, que se enfrentam nesta quarta-feira (20) em Mendoza.
Apesar da proximidade maior com o país-sede, os uruguaios não chegaram a lotar o Estádio Ciudad de La Plata. Os peruanos, com uma grande colônia local, foram quase metade do público. E mais animados do que a torcida charrua.
Os seguidores da Celeste só soltaram mesmo a voz após os dois gols de Luis Suárez, logo no início do segundo tempo, e a expulsão de Vargas melhor jogador peruano em seguida.
Na primeira etapa a partida foi arrastada. Afinal, não é muito a do Uruguai jogar como favorito, tomando a iniciativa. Mas se virou como pôde, apostando sempre nas bolas altas. Até que o goleiro Fernández rebateu chute de Forlán e Suárez abriu o placar aos sete minutos após o intervalo.
Então o jogo ficou como os uruguaios gostam. O Peru foi para cima e, seis minutos após se ver em desvantagem, tomou um contra-ataque fatal. Suárez recebeu ótimo lançamento de Álvaro Pereira, driblou o goleiro e mandou para a rede.
Com os gols, o atacante do Liverpool chegou a três e se igualou ao argentino Agüero na artilharia da Copa América. Ainda falta o companheiro de ataque Diego Forlán brilhar. Eleito o melhor jogador do Mundial da África do Sul, há um ano, ele segue zerado na Argentina.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura