O treinador da seleção uruguaia, Oscar Tabárez, disse nesta quinta-feira que o duelo de sua equipe contra o Brasil pela próxima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 será tão difícil quanto motivante.
A partida será disputada em Montevidéu no dia 6 de junho.
"Ao Brasil sempre se associa o bom futebol de ataque, a velocidade, a espetacularidade. A expressão deste Brasil é um pouco distinta mas com muitos pontos a favor (...) Brasil é uma equipe perigosa, muito difícil", disse Tabárez a jornalistas de agências internacionais.
"Há uma rivalidade por uma história muito especial (...) Uruguai sempre foi uma equipe dura para o Brasil e isto formou uma tradição (...) Mas para nós é uma partida tão difícil quanto motivante", acrescentou.
Para o confronto contra o Brasil, os uruguaios não poderão contar com o zagueiro e capitão Diego Lugano e o meia Cristian Rodríguez. Já os atacantes Diego Forlán e Luis Suárez estão garantidos.
O Uruguai, bicampeão mundial e duas vezes campeão olímpico, ocupa o quinto lugar na classificação das eliminatórias, com 17 pontos.
O Brasil, pentacampeão do mundo, é o segundo, com 21 pontos.
A história da rivalidade vem de 1950, quando os uruguaios derrotaram o Brasil e conquistaram o Mundial no estádio do Maracanã ante o anfitrião, que era favorito.
No torneio continental rumo ao Mundial de 2010, na África do Sul, o Paraguai lidera com 24 pontos, o Chile é o terceiro com 20 e a Argentina está na quarta posição com 19 pontos.
Os quatro primeiros classificados nas eliminatórias se classificam diretamente à Copa, enquanto que o quinto disputa repescagem contra um rival da Concacaf.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião